Plataforma das Artes recebe conferência de mapeamento de empresas familiares

A Plataforma das Artes e da Criatividade recebe no dia 19 de Setembro a Conferência Internacional “Roadmap para Empresas Familiares: Mapeamento, Profissionalização e Inovação”, onde será apresentado um estudo sobre 41 mil empresas familiares da região no Norte de Portugal.

Organizada pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, da Universidade do Minho, a Associação Empresarial de Portugal e a Câmara Municipal de Guimarães, a conferência contará com conferencistas internacionais e nacionais na discussão e reflexão sobre os fatores críticos de inovação e profissionalização das empresas familiares.

A coordenadora Ana Paula Marques falou de um projeto "inovador" na apresentação que decorreu, esta segunda-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães. "É um projecto financiado pelo Norte 2020 e visa mapear com objectivo de conhecer as empresas familiares, quantas são e qual o impacto na região Norte", disse.

Já o presidente do município, Domingos Bragança, sublinhou a importância destas empresas para o concelho. "Guimarães é, dentro de um conjunto de concelhos do Norte do país, aquele concelho que tem prevalência das empresas familiares em termos de constituição de empresas. Estas empresas constituem o ecossistema de Guimarães e que dão uma grande instabilidade e um índice de mortalidade menor que a média nacional. São um modelo de empresas com maior longevidade, que por vezes se confundem com os valores culturais da família, em que a resiliência estão sempre presentes", referiu o autarca.     

segunda, 16 julho 2018 12:47 em Diversos

Marcações: Universidade do Minho, Plataforma das Artes e Criatividade, conferência

Imprimir