Refer apresentou em Santo Tirso projecto de remodelação da via férrea

As obras vão começar na próxima segunda-feira, dia em que a via encerrará ao tráfego rodoviário, facto que deverá permitir concluir a obra num prazo inferior ao previsto. Seja como for, o encerramento da linha deverá prolongar-se por um período de cerca de dois anos. As obras a implementar na via férrea Santo Tirso - Guimarães, incluem a sua electrificação e a remodelação das estações de Guimarães que será
transformada em gare, Lordelo, Covas e Vizela e apeadeiros, nomeadamente na Cuca, Pereirinhas e Nespereira.

As obras de alargamento da via vão permitir encurtar o tempo de viagem ferroviária entre Guimarães e o Porto. A viagem, que actualmente demora uma hora e 35 minutos, passará a ser efectuada em uma hora.

Por outro lado, a Refer vai construir locais de estacionamento nas estações e apeadeiros. Em Guimarães, terá 152 lugares de estacionamento, Lordelo, 100, Covas 80, Nespereira 45, Vizela 80, Cuca 33 e Pereirinhas 55.

Entre Guimarães e Santo Tirso, serão suprimidas 65 passagens de nível, dando lugar a passagens desniveladas. As obras prevêm ainda a instalação de sinalização electrónica na via férrea que resultará no reforço da segurança da via.

No período de encerramento da via, a REFER vai criar um programa de transporte rodoviário alternativo que será efectuado por uma empresa do grupo CP.

Marcações: Economia

Imprimir Email