170 empresas dissolvidas no primeiro trimestre de 2018

No primeiro trimestre de 2018 encerraram 170 empresas em Guimarães. Este é um número bastante superior ao verificado em igual período do ano passado, em que foram dissolvidas 72 pessoas colectivas e entidades equiparadas. Ou seja, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em igual período deste ano, o número de empresas dissolvidas aumentou 130%.

Em contrapartida foram constituídas 177 empresas nestes três primeiros meses de 2018. Assim sendo, o saldo continua positivo nesta relação entre dissolução e constituição de empresas. No entanto quanto às empresas criadas, os números deste ano são menores quando comparados com os de 2017. No ano passado no primeiro trimestre foram constituídas 184 empresas, o que perfazia um saldo positivo de 61% na relação entre empresas constituídas e dissolvidas.
Voltando aos números dos primeiros três meses deste ano, das 170 empresas encerradas 61 correspondem a Indústrias transformadoras e ao comércio por grosso e a retalho.

Não se pense que esta é apenas uma tendência verificada no nosso Concelho. Se olharmos a nível nacional, e ainda relativamente a dados disponibilizados pelo INE, foram já cerca de 12 mil as empresas que dissolvidas em todo o País só nestes três meses. Em igual período de 2017 apenas tinham sido dissolvidas cerca de quatro mil e 600 empresas a nível nacional. Ou seja, um aumento de 160% no que toca às empresas dissolvidas. Assim podemos até considerar que Guimarães está abaixo da média nacional no que ao aumento das empresas dissolvidas diz respeito. Já agora, e falando ainda a nível nacional, nestes mesmos meses de 2018 foram constituídas cerca de 13 mil empresas. Em 2017 tinham sido constituídas cerca de 11 mil e 500 empresas.

Marcações: Guimarães, empresas, dissolvidas, Instituto Nacional de Estatística

Imprimir Email