Câmara de Guimarães aposta na proximidade para incentivar investidores

 

Criar um ambiente propício aos negócios no território concelhio e garantir o apoio de proximidade aos empresários nas diferentes etapas do desenvolvimento dos seus projectos são as prioridades assumidas pelo Município de Guimarães para atrair novos investimentos para a região. Essa aposta foi assumida no Open Day Investimento, realizado esta terça-feira, por iniciativa da Divisão de Desenvolvimento Económico.

Durante a manhã, a comitiva liderada por Domingos Bragança visitou três empreendimentos empresariais, elucidativos da capacidade dos seus promotores de aproveitarem as oportunidades de contexto para darem o salto, gerarem emprego e acrescentarem valor aos seus negócios.  

O périplo começou em Moreira de Cónegos, com a visita às instalações da Polopiqué - Comércio e Indústria de Confecções com unidades separadas pelo rio Vizela, em áreas dos concelhos de Santo Tirso e Vizela, passando pelo Parque Industrial de Gandarela, com a deslocação ao edifício ainda em construção da DFAL - Dias, Fernandes & Andrade Lopes, Lda., ficando concluído com uma espécie de pré-inauguração do Centro de Logística do Bolama Supermercados, na vila de Ronfe.

No final desta ronda de contactos, o Presidente da Câmara fez questão de sublinhar o interesse do Município em "apoiar todos os empresários para que eles tenham as condições de contexto para investirem, sentindo segurança e conforto nas opções de investimento". "É este contexto de proximidade entre a Câmara Municipal, os nossos empresários e a nossa Universidade que queremos garantir e para isso criamos a Divisão de Desenvolvimento Económico, para que tenham esse elo de ligação", referiu. "Isso faz a diferença. Não criamos apenas um programa de incentivos fiscais, também privilegiamos o apoio constante, de proximidade, para resolver os problemas de licenciamento na Câmara, para dar a conhecer a oportunidade de investir em Guimarães, informando sobre quais os espaços disponíveis, os edifícios devolutos, os novos espaços", assinalou Domingos Bragança, ao realçar que o acompanhamento processual é feito "de princípio até ao fim, envolvendo todas as entidades que possam ter ligação ao investimento em causa, como o Ministério da Economia ou a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal".

"Os investidores sabem que, aqui, encontram todas as condições para o sucesso no seu investimento", prosseguiu, destacando a capacidade dos empresários de fazerem "deste território um espaço gerador de talentos", em que o sector têxtil foi capaz de aproveitar o legado da herança industrial para se posicionar perante as exigências ditadas pela nova revolução tecnológica.

O Edil garantiu que "há um forte interesse no investimento em Guimarães", estando o território enriquecido pela "presença de trabalhadores especializados, um bom sistema de ensino, com unidades de investigação ligadas à Universidade e à transferência de conhecimentos". "É bom não apenas para Guimarães, mas também para o país, para o Quadrilátero Urbano, para a CIM do Ave os investimentos industriais se façam nesta região”, afirmou Domingos Bragança, referindo que na próxima semana será inaugurado o novo edifício da Farfecth, no Avepark .

No final da visita, o Autarca manifestou o desejo de que a "Escola de Engenharia Têxtil seja uma escola de referência europeia e mundial", lembrando ainda o empenho de ver criada em Guimarães uma Academia Industrial. "Poderá só haver uma no Norte do País, terá em conta o empreendedorismo para todos os sectores económicos, o investimento terá de ser avultado e vamos convencer os diferentes ministérios, o Governo e o Sr. Primeiro-Ministro a investir, porque, em Guimarães vale a pena investir!", acrescentou, concluindo: "temos empresários, temos trabalhadores e um território com uma forte marca industrial que se afirma como Guimarães Marca", concluiu, no final da iniciativa em que participaram representações da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), ACIG (Associação Comercial e Industrial de Guimarães), CIM Ave, IEFP e Quadrilátero.

10 milhões de euros na nova unidade de fiação

"A Polopiqué começou há 22 anos com meia dúzia de funcionários, foi crescendo. Em 2011, fruto de que se passava em Portugal e do facto da Têxtil Vizela que estaria em fase de encerramento, decidimos avançar com o investimento. Tentei sempre lutar contra a ideia de que a indústria têxtil não tinha futuro! Tínhamos cento e tal colaboradores em 2011 e agora temos 1050".

Luís Guimarães, Polopiqué – Comércio e Indústria de Confecções S.A.

Serviços diferenciados para sector têxtil



"Estamos vocacionados para prestar serviços para o sector têxtil. Temos uma diversidade de oferta: sublimação, impressão digital directa, todo o tipo de estampados, excepto ácidos que é o próximo passo, plissados, termocolagens... A política é inovar e criar necessidade do produto. O que criamos dura um ano, depois deixa de ser negócio e temos de partir para outra. Quem conseguir levar a vida desta forma, vai ter sucesso".

Paulo Cunha, Dfal - Dias, Fernandes & Andrade Lopes, Lda.

Bolama Supermercados com Centro de Logística em Ronfe

"É um sonho concretizado e no passado não pensava que iria precisar de um armazém com estas dimensões. Era uma antiga fábrica e preservamos a fachada desse imóvel e implantamos esta nave para ser o nosso centro logístico. A partir daqui, vamos fazer as compras, receber mercadorias e proceder à sua distribuição para as nossas lojas. Ainda vamos fazer a inauguração e depois o Bolama de S. João de Ponte irá ser todo renovado. Temos agora capacidade para mais 50 por cento de facturação".

António Silva, administrador do Bolama Supermercados



terça, 15 maio 2018 21:54 em Economia

Marcações: Câmara Municipal de Guimarães, Investimento, Polopiqué – Comércio e Indústria de Confecções S.A., Fernandes & Andrade Lopes, Lda., Bolama Supermercados

Imprimir