313 empresas criadas no concelho de Guimarães no primeiro semestre deste ano

Os indicadores estatísticos revelam que o sector terciário está animar a economia concelhia, verificando-se no primeiro semestre de 2018 um distanciamento considerável entre as empresas que 'nasceram" e aquelas que "morreram". Foram criadas 313 pessoas colectivas e entidades equiparadas e registaram-se 196 dissoluções. Contas feitas, com os devidos arredondamentos, foram constituídas duas empresas por dia e desapareceu uma.
Os investimentos em actividades ligadas ao comércio (grosso e a retalho) e reparação de veículos automóveis e motociclos são responsáveis pela constituição de 99 entidades, ou seja, 31, 6 por cento das pessoas colectivas criadas entre o início de Janeiro e o final do mês de Junho, o que demonstra o crescimento do investimento no sector terciário.

Para além do comércio que lidera o ranking da criação de empresas, segundo o Boletim Mensal do Instituto Nacional de Estatística, disponível on-line, na área referente ao concelho de Guimarães, durante o primeiro semestre, as outras actividades económicas que registam mais dinamismo estão relacionadas com a indústria transformadora (51), a construção (38), o sector imobiliário (29), bem como a consultoria (29), alojamento, restauração e similares (23) e actividades de saúde humana e apoio social (16).

Constituição de pessoas colectivas
Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos - 99
Indústria transformadora - 51
Construção - 38
Actividades imobiliárias - 29
Actividades de consultoria, científicas, técnicas e similares - 29
Alojamento, restauração e similares - 23
Actividades de saúde humana e apoio social - 16

Dissolução de pessoas colectivas
Indústria transformadora -47
Comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos - 45
Alojamento, restauração e similares - 22
Construção - 14
Actividades de consultoria, científicas, técnicas e similares - 12
Actividades imobiliárias - 8
Actividades de saúde humana e apoio social - 5


Imprimir Email