Projecto «Enoturismo em Guimarães» apresentado esta segunda-feira no Paço dos Duques de Bragança

A Câmara Municipal de Guimarães, através da Divisão do Turismo, apresenta esta segunda-feira, o projecto «Enoturismo em Guimarães». 

A sessão terá lugar na Sala da Duquesa do Paço dos Duques de Bragança, às 16h00, com a presença do Presidente da Câmara, Domingos Bragança e da Vereadora do Turismo, Sofia Ferreira.

Em comunicado, a Autarquia informa que "a implementação deste projecto tem como principais objectivos diversificar a oferta turística, minimizar a sazonalidade da procura turística, bem como fixar o turista no concelho de Guimarães, entre outros, garantindo a participação dos stakeholders locais".

"O presente projecto possibilita ao turista uma experiência vínica e gastronómica, a qual se irá traduzir em visitas guiadas às Adegas com prova e compra de vinhos, participação nas actividades agrícolas e nas vindimas ou mesmo a dormida em algumas destas Quinta vinícolas, entre outros. Tratando-se de um projecto aberto à participação de novos parceiros, esta primeira fase integra oito Adegas Vinícolas: Adega Cooperativa de Guimarães, Casa de Sezim, Quinta da Aveleira, Quinta da Cancela, Quinta de S. Gião, Quinta do Ermízio, Quinta do Picouto de Cima e a Quinta Eira do Sol", refere o documento.

"A Estratégia para o Turismo 2027 – ET27 (referencial estratégico para o Turismo em Portugal no horizonte 2017-2027) aponta a Gastronomia e Vinhos como um ativo estratégico qualificador do destino, o qual enriquece a experiência turística e acrescenta valor à oferta, sendo que os prémios internacionais alcançados pelos vinhos portugueses colocam o país entre os melhores do mundo, constituindo uma excelente forma para potenciar o Enoturismo.
Dentro deste contexto, o potencial do Produto Enoturismo no concelho de Guimarães é significativo, com os produtores de vinhos a aperfeiçoarem os processos de produção e de comercialização, a investirem na remodelação das Adegas, modernizando-as e, sobretudo, criando condições físicas para a receção de visitantes e turistas, no sentido de proporcionarem uma experiência única", indica a Autarquia.

segunda, 22 outubro 2018 11:22 em Economia

Imprimir