Em Guimarães nasceram mais de 500 empresas

O número de empresas que surgiram até Novembro deste ano foi 510, o que significa mais 10 novas empresas (10,6) por semana, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. Mais uma empresa registada relativamente ao período homólogo do ano passado (509), sendo que em Novembro foram criadas 40 novas empresas.

Por outro lado, os encerramentos registam uma subida face ao período homólogo de 2017, passando das 174 para as 277 empresas insolvidas no corrente ano. No mês de Novembro foram 19, criando um saldo de quase cinco empresas "novas" por semana.

Os indicadores estatísticos revelam que o comércio (130) e a indústria transformadora (87) estão a animar a economia concelhia, verificando-se nos 11 meses de 2018 um distanciamento considerável entre as empresas que "nasceram" e aquelas que "morreram". Foram criadas 510 pessoas colectivas e entidades equiparadas e registaram-se 277 dissoluções.

Os investimentos em actividades ligadas ao comércio (grosso e a retalho) e a indústria transformadora são responsáveis pela constituição de 198 entidades, ou seja, 42,5% das pessoas colectivas criadas entre o início de Janeiro e o final do mês de Novembro.

Para além do comércio e da a indústria transformadora que lideram o ranking da criação de empresas, segundo o Instituto Nacional de Estatística, disponível online, na área referente ao concelho de Guimarães, durante os onze meses do corrente ano, as outras actividades económicas que registam mais dinamismo estão relacionadas com a construção (59), o sector imobiliário (51), bem como a consultoria (47), alojamento, restauração e similares (40).

Marcações: empresas

Imprimir Email