VÍDEO: Projecto I9G nasce para aumentar a capacidade das empresas

O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, presidiu esta sexta-feira, no Salão Nobre do Município de Guimarães à sessão de apresentação do projecto I9G. Trata-se de um projecto de inovação e desenvolvimento empresarial desenhado para o crescimento e a instalação de empresas do município de Guimarães.

A cooperação tripartida entre a Universidade do Minho, o Município de Guimarães e o tecido empresarial foi destacado pelo Ministro Adjunto e da Economia. "A capacidade de levarmos conhecimento para as nossa empresas é uma condição decisiva para ganhar a batalha da produtividade. As empresas precisam de pessoas mais qualificadas e precisam de mais investigação para desenvolver produtos mais inovadores", disse Pedro Siza Vieira, sublinhando a participação do município em "criar condições seja ao nível das instituições quer ao de recursos humanos que também é necessário".

O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, recordou que o concelho tem muitas empresas que têm de dar formação constante ao colaboradores, sendo que o projecto dá oportunidade para o tecido empresarial de "beneficiar dos nossos centros de conhecimento". O autarca adiantou que a Academia Industrial, que vai ficar sediada em Pevidém, já tem tudo pronto para avançar para a aquisição, estando apenas dependente de fundos comunitários. "A envolvência será feita por projectos apresentados pela Universidade e Centros de Investigação, por projectos das empresas e empresários, através de fundo comunitários e a comparticipação nacional feita pelas entidades que são beneficiárias destas iniciativas", explicou. Domingos Bragança revelou ainda que a aquisição do edifício tem um custo de cerca de 800 mil euros.

O Município de Guimarães e a Universidade do Minho uniram-se para criar um novo conceito de projectos de inovação de cariz mais regional com o objectivo de transferir conhecimento crítico produzido na Universidade do Minho e outras entidades do Sistema Científico Nacional para as empresas sediadas em Guimarães. "Os centros de conhecimento envolvidos vão ter um papel essencial. O sucesso do projecto vai ser medido pela capacidade efectiva de geração de conhecimento adequado e depois a incorporação desse conhecimento nas empresas", referiu o Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro.

O projecto I9G prevê um aumento de 100 milhões de euros das exportações, num investimento total de 200 milhões de euros, empregando 500 colaboradores e requalificando mais 2 mil postos de trabalho.

sexta, 22 fevereiro 2019 15:32 em Economia

Marcações: Economia, Guimarães, empresas, projecto I9G

Imprimir