IdeaLab conta com 37 empresas activas

O IdeaLab - Laboratório de Ideias de Negócio na Universidade do Minho assinala dez anos esta quarta-feira, no B-Lounge da Biblioteca do campus de Azurém, em Guimarães.

Pioneira nas universidades portuguesas, a iniciativa já apoiou mais de 679 empreendedores, 300 ideias de negócio das mais diversas áreas e lançou 37 empresas. Com negócios localizados, sobretudo, no Norte do país, as empresas já atingiram um volume de negócio superior a 11 milhões de euros .

Este Laboratório de Ideias contribui para o empreendedor avaliar o potencial da sua ideia e viabilidade financeira, desenvolver um pré-plano de negócios, colocar em prática a ideia e procurar analisar informações sobre o mercado.

Das 300 ideias de negócio, 15% resultaram numa empresa. Dos empreendedores que frequentaram o IdeaLab, 60% considerou ser muito importante e 79% consideraram que os conhecimentos adquiridos foram importantes para o seu percurso profissional a trabalhar por conta de outrem.

O inquérito levado a cabo pelo IdeaLab revelou que os empreendedores participaram na iniciativa com o intuito de testar a viabilidade de uma ideia de negócio e adquirir novas competências, assim como a maior parte dos participantes estavam habilitados com licenciatura e da área de engenharia. De referir que 65,53% dos empreendedores eram do sexo masculino (445) e 34,46% do sexo feminino (234).   

Na cerimónia de aniversário foram ainda são conhecidas as oito ideias promissoras da 20ª edição do IdeaLab.

quarta, 13 março 2019 16:06 em Economia

Marcações: IdeaLab - Laboratório de Ideias de Negócio

Imprimir