Guimarães vai ser o centro da criatividade por um mês

Guimarães vai receber a primeira edição do programa «Habitar, mostra de arquitectura e design», de 15 de Fevereiro a 15 Março, no antigo edifício dos Correios de Guimarães.

Trata-se de um novo conceito de integração entre os intervenientes nesta área, criado para Portugal, com a motivação de aproveitar os espaços.

O evento consiste na exposição de ambientes formulados por arquitectos, designers de interiores, decoradores e paisagistas que tenham o interesse de expor os respectivos trabalhos ao público.

" O objectivo é expor de forma mais directa o trabalho dos profissionais mais criativos, nomeadamente de arquitectura ou de designer. O edifício vai ser dividido em diferentes espaços e cada profissional vai ter que preparar todo o espaço, desde das paredes ao imobiliário. Serão espaços predefinidos por tipologia", explicou a arquitecta Luani Costa, da organização, acrescentando que vai estar também disponível alguns espaços comerciais.

De acordo com Luani Costa, o objectivo passa ainda por aproveitar os edifícios. "Só conseguimos perceber se os espaços são bons se forem vividos. Vamos dar às pessoas e ao público em geral a oportunidade de vivenciar aqueles espaços", disse. 

O Vereador responsável pelo Departamento Financeiro e de Desenvolvimento Económico, Ricardo Costa, destacou a criatividade da organização e salientou o alcance da mesma iniciativa em Paris. "Isto parece uma coisa menor, mas é muito importante. Nós precisamos de acrescentar valor e diferenciar e isso só acontece por via da criatividade. É o futuro", referiu Ricardo Costa.

Imprimir Email