Vimaranenses integram Plataforma de Apoio à Implementação da Estratégia Turística 2019-2029

A Câmara de Guimarães anunciou que cerca de uma centena de vimaranenses esteve presente em reunião que teve como objectivo a implementação da Estratégia Turística Guimarães 2019-2029.

O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, afirmou que “a estratégia de turismo para Guimarães só terá sucesso com a envolvência de todos” e defendeu o objectivo de atingir um maior reconhecimento do território a nível nacional e internacional, sem descurar a autenticidade de Guimarães e dos vimaranenses.

“O turismo é uma área transversal que abrange muitos setores, como a cultura, ambiente, desporto, património ou história, sendo fundamental para a economia. É importante fazer esta reflexão porque há muito trabalho a fazer”, considerou Domingos Bragança, enaltecendo acima de tudo o envolvimento dos Vimaranenses. “Existe já um estudo e 48 projetos a serem implementados, mas podemos sempre acrescentar mais. Nesse sentido, é fundamental contar com os contributos de todos, a fim de coordenar e monitorizar todas as ideias, mas nunca podemos perder a nossa autenticidade”, sublinhou o Presidente da Câmara de Guimarães, no comunicado divulgado pela Autarquia.

Num contexto de articulação mais amplo, Domingos Bragança destacou ainda a divulgação de Guimarães numa interligação com as entidades de turismo nacional e regional, perante a presença do presidente da Turismo Porto e Norte de Portugal. Luís Pedro Martins salientou, na sua intervenção, o trabalho que está a ser desenvolvido em Guimarães na área do turismo como “um bom exemplo na promoção da região no seu todo e gostaríamos que mais municípios fizessem este trabalho, para saber o que cada território tem para oferecer, como é este caso de Guimarães” e garantiu o “apoio na promoção” à estratégia a implementar.

Depois da apresentação de algumas propostas, Domingos Bragança fez questão ainda de esclarecer que esta aposta voltada para a atração de turistas “não passa por adotar o território a quem nos visita”, mas antes “trabalhar na construção de um território bom para se viver e para ser visitado. Queremos fazer com que as pessoas que nos visitam se sintam em casa”, frisou.

Esta foi a primeira sessão com os vimaranenses que integram a Plataforma de Apoio à Implementação da estratégia turística para Guimarães, assentes em 3 programas principais, 12 projetos e 48 subprojetos no sentido de afirmar o posicionamento de Guimarães dentro e fora do território nacional.

A Vereadora do Turismo, Sofia Ferreira, explicou que este é um “espaço de trabalho” que contemplará reuniões semestrais num aspeto global e uma maior dinâmica de processos em reuniões setoriais, a ser definido pelas respostas dos intervenientes no questionário apresentado.


sexta, 01 novembro 2019 12:00 em Economia

Marcações: turismo, Estratégia Turística Guimarães 2019-2029

Imprimir