BE questiona Governo sobre encerramento da Dobraconfex



Os deputados do Bloco de Esquerda eleitos pelo círculo eleitoral de Braga, José Maria Cardoso e Alexandra Vieira, pediram explicações ao Governo sobre o encerramento da empresa têxtil Dobraconfex, com sede em Penselo, que deixou 32 pessoas no desemprego.
De acordo com o documento entregue na Assembleia da República, em causa está o encerramento da empresa, no passado dia 25, por falta de encomendas.
Os deputados querem saber, por isso, se Autoridade para as Condições do Trabalho está a acompanhar a situação e se foi comunicada à Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho algum despedimento colectivo.

Segundo o Bloco de Esquerda, encontra-se em tribunal um processo especial de revitalização, para resolver dívidas de cerca de meio milhão de euros, sendo os principais credores a Segurança Social e as Finanças, e que os e as funcionárias reclamam também salários em atraso.
Manifestando solidariedade com os trabalhadores, o Bloco de Esquerda considera "inaceitável a forma como a empresa encerrou as instalações sem aviso prévio", referem os deputados.
"É imperioso assegurar que as contribuições para a Segurança Social e Finanças destes trabalhadores e trabalhadoras são pagas, bem como que os seus direitos são assegurados, nomeadamente o pagamento de eventuais salários em atraso e o acesso imediato ao subsídio de desemprego", concluiu o comunicado do BE.


quarta, 27 novembro 2019 11:49 em Economia

Marcações: BE , Dobraconfex

Imprimir