Levantamentos nas caixas multibanco diminuíram 1,2% em Novembro

No mês de Novembro de 2019 foram levantados nas caixas de multibanco 39 milhões 176 mil e 190 euros, um decréscimo de 1,2% em relação ao mês anterior, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). 

Nos 11 meses desde ano foram levantados mais de 431 milhões de euros, o que faz uma média superior aos 39 milhões de euros mensais.

Quando comparamos com o período homólogo do ano passado verificamos que este ano o valor de levantamentos é superior em mais de 11 milhões de euros, ou seja, podemos concluir que há mais dinheiro a ser levantado em Guimarães e, presumivelmente, a circular na nossa economia. 

Guimarães segue os registos dos dois concelhos vizinhos - Braga e Famalicão -, mantendo-se num lugar intermédio. No mês de Novembro, em Braga foram levantados mais de sete milhões de euros do que na Cidade-Berço, enquanto o concelho de Famalicão registou menos nove milhões de euros em levantamentos nas caixas multibanco. Uma diferença explicada pelo número de habitantes dos três concelhos, mas que comprovam a existência de mais movimento de dinheiro na região, o que pode indiciar mais actividade económica local.  

Já as compras através de terminais de pagamento automático em Guimarães ultrapassaram os 41 milhões de euros em Novembro de 2019, uma aumento de 7,6% em relação ao mês anterior. Até Novembro deste ano registaram-se mais de 413 milhões de euros em pagamentos automáticos no concelho vimaranense.

sexta, 03 janeiro 2020 09:56 em Economia

Marcações: Economia, multibanco, levantamentos

Imprimir