Presidente da Câmara de Guimarães reúne com Ministro da Economia para resolver impasse da Academia Industrial

O Presidente da Câmara reúne esta sexta-feira com o Ministro Adjunto e da Economia para "resolver de vez se avança ou não o projecto de criação de uma Academia Industrial", ancorada no edifício da antiga Fábrica do Alto, em Pevidém.

"A economia digital exige uma estratégia desta natureza e só poderemos adquirir o pavilhão industrial se houver o financiamento necessário", disse, na passada segunda-feira, durante a reunião do Executivo municipal, em resposta a uma intervenção da Vereadora do CDS-PP, Vânia Dias da Silva, sobre a estratégia económica do Município para ultrapassar as dificuldades decorrentes da dependência da indústria têxtil.

Para Domingos Bragança, a Via do Avepark será fundamental para alavancar os investimentos em investigação na área das ciências da saúde e biomateriais que estão já lançados no parque de ciência e tecnologia, considerando que o sector têxtil tem conseguido enfrentar "o fim vaticinado em diversos momentos".

"O sector criou mais valor, melhor qualidade e preço", anotou, explicando que o tecido económico está alicerçado em cerca de quatro mil micro-empresas. "Temos a maior empresa de garrafas de gás do mundo e a maior empresa de bombas de gasolina", assinalou, destacando a importância de avançar no sentido da economia digital com o projecto da Academia Industrial.

Recorde-se que em Fevereiro do ano passado, o Ministro Adjunto e da Economia veio a Guimarães presidir à sessão de apresentação do I9G, projecto de inovação e desenvolvimento empresarial desenhado para o crescimento e a instalação de empresas do município de Guimarães, envolvendo uma parceria com a Universidade do Minho no sentido de instalar a Academia Industrial em Pevidém.

 

sexta, 28 fevereiro 2020 09:46 em Economia

Imprimir