Município vai adquirir Fábrica do Alto para instalar Academia de Transformação Digital

A Câmara de Guimarães vai avançar com o processo de aquisição do edifício da antiga Fábrica do Alto, em Pevidém, tendo em vista a instalação da Academia de Transformação Digital. A revelação foi feita pelo Presidente da Câmara de Guimarães, na sequência da reunião mantida, na passada sexta-feira, com o Ministro da Economia.

Em declarações ao Grupo Santiago, Domingos Bragança adiantou que o Ministério da Economia articulará esforços com o Ministério do Planeamento no sentido de captar fundos comunitários para o projecto. "Tendo em conta o sistema empresarial do território de Guimarães, com quatro mil micro-empresas com um volume de negócios superior a mil milhões de euros por ano, constituindo um dos segmentos mais fortes, as características das médias e grandes empresas, o Sr. Ministro considerou que no futuro fará falta uma Academia de Transformação Digital", assinalou o Autarca, realçando que teve oportunidade de voltar a apresentar o projecto previsto para a refuncionalização da Fábrica do Alto, questionando o responsável governamental sobre as garantias de financiamento para que o Município adquirir o imóvel e o apoio necessário para respectiva beneficiação. "Na altura, designamos Academia Industrial, mas o nome poderá passar para Academia de Transformação Digital", continuou Domingos Bragança, ao precisar que o Ministro da Economia concordou com a concessão dos aguardados apoios.

Com essa garantia, o Presidente da Câmara considera que estão reunidas as condições para a instalação da Academia de Transformação Digital, em Pevidém. "O edifício resultou de uma insolvência e espero que as condições se mantenham e assim avançarmos para o projecto", justificou.

Segundo Domingos Bragança, o governante vincou que "o projecto terá de ser gradual". "Não vamos falar de valores financeiros, vamos é envolver o maior número de empresas, fazendo com que com a transformação digital muitas delas atinjam outra escala no volume de negócios", continuou, precisando que o projecto será agora como interlocutor o Secretário de Estado da Indústria, João Neves.

"Os empresários poderão contar com esta Academia para a transformação digital que todas as empresas precisam", sustentou Domingos Bragança, ao frisar que o projecto ambiciona que o tecido económico se afirme como "um colosso".

No faseamento acordado, o Município prepara-se para adquirir o edifício da antiga Fábrica do Alto, seguindo-se a beneficiação através de um programa que será elaborado em articulação com os Ministérios da Economia e do Planeamento "para a instalação da Academia vocacionada para a formação e desenvolvimento de projectos-piloto de transformação digital para as empresas, requalificação profissional com a aprendizagem de novas competência pelos trabalhadores que poderão ter outros horizontes".

segunda, 02 março 2020 14:15 em Economia

Marcações: Guimarães, Academia de Transformação Digital, Fábrica do Alto

Imprimir