Presidente da Câmara vê "oportunidades" para a indústria em tempo de crise

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, elogiou os empresários da região, lembrando uma nova hipótese de negócio neste tempo de pandemia. "[Os empresários] sempre souberam em tempos de crise ver oportunidades. Esta crise de pandemia pode durar e alterar o padrão que estamos habituados. Por isso, é importante olhamos para esta crise não como importadores de material profilático, mas como produtores para as necessidades do nosso país e podemos ainda produzir excedente para exportarmos", disse o Autarca na sessão de abertura do workshop sobre «Dispositivos médicos e de protecção individual: Oportunidades para a indústria».

O Gabinete de Crise e da Transição Económica criado pela Câmara de Guimarães promoveu esta quinta-feira, o workshop em vídeoconferência e destinou-se aos sectores da indústria com potencial de reconversão para o fabrico de equipamento médico, tendo como objectivo mitigar o impacto económico negativo provocado pela Covid-19.

O Presidente Executivo do Gabinete de Crise e da Transição Económica, António Cunha, falou numa mudança de paradigma após a crise provocada pela pandemia. "Já percepcionamos que serão fechadas fronteiras e serão impostas restrições comerciais à mobilidade das pessoas, com efeitos ainda difíceis de antecipar, mas que de algum modo comprometerão o processo de globalização", referiu António Cunha, acrescentando que "há uma oportunidade de crescimento de negócio nos materiais do segmento médico e de protecção individual". 

No workshop participaram, como parceiros, o Health Cluster Portugal, um player competitivo na investigação, concepção, desenvolvimento, fabrico e comercialização de produtos e serviços associados à saúde, a Escola de Engenharia da Universidade do Minho e a Fibrenamics, plataforma internacional da Universidade do Minho para o desenvolvimento de produtos com base em fibras e compósitos.

quinta, 16 abril 2020 16:51 em Economia

Marcações: Economia

Imprimir