Covid-19: Câmara de Guimarães prepara fundo para responder a problemas de tesouraria do comércio tradicional

O PSD propôs a criação de um fundo financeiro Municipal para ajudar, especialmente as micro empresas, a resolver problemas de tesouraria criados pela pandemia.

Na reunião do Executivo Municipal, Ricardo Araújo falou na necessidade urgente de responder a um problema que afecta de forma grave muitas empresas do Concelho, nomeadamente do comércio tradicional.
"Do nosso ponto de vista é fundamental que a Câmara lance um programa, um fundo de apoio ao comércio tradicional, que permita assegurar uma linha de financiamento, de crédito, sem juros, com prazo de reembolso de cinco a 10 anos, com volume de apoio de financiamento, a rondar os 20 mil euros por cada um dos casos, com carência de seis meses e, essencialmente, destinado ao apoio a problemas de tesouraria", afirmou o Vereador do PSD.

Na resposta o Vereador da Divisão de Desenvolvimento Económico, Ricardo Costa, anunciou para breve a criação de um fundo que dá resposta às dificuldades de tesouraria das empresas e que Guimarães pretende que tenha âmbito regional.
"Estamos a trabalhar há cerca de três meses a esta parte com a Portugal Dangers, uma sociedade de capital de risco detida pelo Governo, é a criação de um «clube regional» que se destinava a financiar projectos, inovação e investigação, criação de novos produtos e até financiar alguma propriedade intelectual, agora vai tentar responder há questão das dificuldades de tesouraria das empresas", esclareceu Ricardo Costa, lembrando que "a Câmara não pode subsidiar as empresas".


segunda, 20 abril 2020 17:34 em Economia

Marcações: Executivo Municipal, covid-19, comércio tradicional, fundo financeiro, problemas tesouraria

Imprimir