Casa da Moeda promete contrastaria em Guimarães

Guimarães deverá ter serviço de contrastaria a breve prazo na concretização de uma antiga reivindicação dos empresários da ourivesaria e joalharia. Na reunião do Executivo Municipal o Vereador Municipal Ricardo Costa falou de uma promessa feita pelo Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional – Casa da Moeda durante uma visita realizada recentemente a Guimarães. 

Actualmente, os artigos em ouro fabricados em Guimarães têm de ser levados a Gondomar para efeitos de contrastaria. Trata-se de uma situação que pode ter os dias contados, sendo que a Câmara disponibilizou-se para ceder as instalações necessárias para assegurar a realização daquele serviço em Guimarães.     

Ricardo Costa deu conta à Vereação da evolução exponencial do sector da ourivesaria e joalharia vimaranense, de 2016 a 2018, período durante o qual as exportações cresceram 175%, apresentando um saldo da balança comercial de 182%. O volume de negócios cresceu 37,4% e o pessoal ao serviço do sector aumentou 33,1%.

Na perspectiva da valorização de um importante sector económico de Guimarães, Ricardo Costa anunciou o acordo entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Imprensa Nacional – Casa da Moeda para a criação de um prémio de design que premeia as melhores criações de ourivesaria e joalharia com a certeza de que é necessário "investir nas marcas e patentes" por forma a potenciar um sector que se revela com margem de crescimento.

quarta, 22 julho 2020 09:37 em Economia

Marcações: contrastaria

Imprimir