Ministro da Economia reconhece necessidade de apoios diferenciados das empresas



O Ministro da Economia esteve esta quarta-feira em Guimarães, acompanhado do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, numa visita à empresa de calçado AMF Shoes, em Tabuadelo.

No final da visita, Pedro Siza Vieira registou a aposta da empresa na inovação e na criação de marca própria. Uma aposta fundamental, na opinião do Governante que "permite preservar valor e o negócio" num tempo crítico em tempo de pandemia.
"Percebemos que as empresas precisam de apoios diferenciados perante os desafios que têm pela frente. O que pretendemos é ajudar a indústria a aumentar a sua cadeia de valor e a chegar a mercados mais competitivos para continuar o sucesso que todos reconhecemos ao sector do calçado e de modo geral a toda a indústria nacional", referiu.

Pedro Siza Vieira promete que o Governo continuará a apoiar as empresas nomeadamente em áreas fundamentais como a inovação, a requalificação de recursos humanos e internacionalização, com recurso a fundos comunitários. De resto, o Ministro reconhece o esforço que tem sido feito por empresários e industriais na retoma da economia nacional.
"Todos reconhecemos o esforço que tem sido feito pelos empresários e a sua capacidade de resistência. Num tempo em que as pessoas ficam em casa e não compram, é difícil manter as empresas de portas abertas". É nesse contexto que Pedro Siza Vieira considera fundamental"ir ao encontro das empresas de calçado para que possam continuar na liderança do sector". Reconhecendo estar sensível às dificuldades apresentadas pelos empresários, o Ministro da Economia sublinhou a "constância dos apoios" dos últimos anos concedidos pelo Governo, salientando a necessidade de prosseguir esse trajecto, agora aproveitando os recursos disponibilizados pela União Europeia "para que o sector possa dar o salto adicional que todos desejamos".

Uma das questões que preocupa os empresários é a dificuldade sentida ao nível da mobilidade. O Presidente da Câmara considera que este é o momento decisivo para apostar no projecto de construção do metro de superfície a ligar as cidades de Guimarães e Braga.
"Esta ligação que temos defendido é essencial para «coser» este território, com um percurso que passe pelas estações de caminho de ferro e ligando os pólos da Universidade do Minho".

Segundo Domingos Bragança o projecto está agora sob a alçada do Gabinete para a Transição Económica da Câmara de Guimarães, liderado por António Cunha e "conta já com o apoio dos Ministérios da Economia e do Ambiente".


Marcações: Tabuadelo, Ministro da Economia, AMF Shoes, Pedro Siza Vieira

Imprimir Email