Spin-off da UMinho distinguida pelo Conselho Europeu de Inovação

A Ecofoot, nascida na Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), é a primeira empresa portuguesa financiada pelo Conselho Europeu de Inovação no âmbito do Pacto Ecológico Europeu (Green Deal). A sua tecnologia de tingimento, «H2Color-Aux», pode revolucionar a indústria têxtil mundial: reduz em 70% o consumo da água, em 60% a energia gasta e em 50% o tempo nas lavagens, tendo claros benefícios no ambiente, nos custos e na produção de tintas.

A Ecofoot está assim entre as primeiras 64 PME de 17 países da UE eleitas para receber um total de 307 milhões de euros, de modo a contribuir para o Green Deal e o Plano de Recuperação para a Europa.
A spin-off sediada em Guimarães vai agora produzir 24 toneladas do seu composto inovador para validação interna e validação da sua eficácia junto de duas tinturarias em Portugal e uma em Itália. Vai também aproximar aquela tecnologia do seu lançamento comercial, aliando estratégias de propriedade intelectual e comunicação.

A Ecofoot foi fundada por Jaime Rocha Gomes, professor catedrático do Departamento de Engenharia Têxtil da EEUM e investigador do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T), com o objectivo de reduzir os gastos excessivos em água e energia nas lavagens posteriores de fibras celulósicas tingidas com corantes reactivos. Este conceito venceu o Grande Prémio BES Inovação em 2011.


quinta, 30 julho 2020 16:28 em Economia

Marcações: Spin-off da UMinho, Conselho Europeu de Inovação, Ecofoot

Imprimir