Vereadora do Turismo reuniu com dirigente do Grupo Pestana e pediu esclarecimentos sobre encerramento da Pousada de Guimarães

A Câmara de Guimarães está a acompanhar a evolução da situação da Pousada de Santa Marinha da Costa. A Vereadora do Turismo, Sofia Ferreira, reuniu com o Presidente Executivo das Pousadas de Portugal, na sequência das notícias vindas a público sobre a transferência de funcionários e ao facto do empreendimento não ter reaberto após o período de confinamento.

Em comunicado, a Autarquia indica que a responsável reuniu ontem com Castanheira Lopes, obtendo o esclarecimento de "a Pousada do Mosteiro de Guimarães é uma das quatro pousadas de referência do Grupo e que se encontra numa situação de suspensão de actividade" desde meados de Março.

"Segundo o Presidente Executivo das Pousadas de Portugal, o Grupo não encara qualquer possibilidade de encerrar a unidade, apesar da procura ter sido escassa, apontando como justificações o facto de se tratar de uma unidade cujo perfil atrai sobretudo estrangeiros, eventos sociais e corporativos. Este facto torna a manutenção do seu funcionamento normal demasiado oneroso", refere a Autarquia em comunicado.

"As unidades que, entretanto, reabriram são procuradas sobretudo por turistas nacionais e encontram-se localizadas, ou em pequenas povoações (Terras de Bouro), ou no litoral (Viana do Castelo), ou próximas de espaços naturais de grande dimensão (Caniçada – Gerês). No entanto, a Pousada do Mosteiro de Guimarães permanece “comercialmente” aberta, uma vez que é possível efectuar reservas. No caso de as reservas atingirem uma percentagem de ocupação de cerca de 25%, a unidade é reaberta. Este mês, a Pousada voltará a funcionar durante 4 dias para acolher reservas relacionadas com a realização de um congresso médico que se realizará em Guimarães. Ao nível do funcionamento do Grupo, o quadro geral aponta para um cenário idêntico. O medo existente e falta de confiança por parte da procura, sobretudo relativamente aos países que, pela sua situação geográfica, impliquem deslocações de avião, faz com que muitas pousadas tenham encerrado", refere o referido comunicado.

domingo, 09 agosto 2020 11:32 em Economia

Imprimir