Supercomputador vai ser instalado nas antigas instalações da Farfetch, no Avepark

O supercomputador Deucalion vai ser instalado nas antigas instalações da Farfetch no Avepark. As referidas instalações estão devolutas desde que a Farfetch construiu edifício próprio naquele parque de ciência e tecnologia, na freguesia de Barco e onde continua a desenvolver a sua actividade.

De acordo com a proposta que integra a agenda da reunião do executivo Municipal da próxima segunda-feira, a instalação do referido supercomputador exige também um lote de terreno no mesmo Avepark propriedade do Município de Guimarães. Tendo por objectivo a concretização do projecto implica a celebração de um contrato de cedência de ocupação do espaço entre a Câmara de Guimarães e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, pelo qual cede o direito de utilização dos dois referidos lotes de terreno mediante termos e valor a acordar.

O supercomputador Deucalion de nível peta escala, é capaz de realizar 10 mil biliões de operações por segundo, com uma arquitectura na fronteira
da tecnologia para utilização pela comunidade científica e empresarial.
"A instalação deste supercomputador contribuirá decisivamente para participação de Portugal em actividades de ciência e inovação de excelência, que envolvam processos de cálculo e tratamento de dados muito exigentes. O Deucalion tem uma massa de, aproximadamente, 26 toneladas e uma dissipação de 1,7 Mega Watts de potência eléctrica, requerendo, por isso, entre outros requisitos especiais, um conjunto de intervenções para garantir a expansão do MACC - Minho Advanced Computing Centre, na forma de um centro de computação avançada para o seu alojamento e operação.


sábado, 19 dezembro 2020 14:37 em Economia

Marcações: Avepark, supercomputador

Imprimir