Coelima apresentou-se à insolvência com passivo de 30 M€



A Coelima apresentou-se à insolvência com dívidas na ordem dos 30 milhões de euros a um total de 250 credores. A empresa têxtil de Pevidém que conta actualmente com 253 trabalhadores tem como principais credores a Caixa Geral de Depósitos e o Fundo Autónomo de Apoio à Concretização e Consolidação de Empresas. Estes dois credores, totalizam cerca de 80% do passivo. No rol dos cinco maiores credores estão ainda a própria Moretextile, a empresa António Almeida e Filhos, também do mesmo grupo e o Fundo Imobiliário Especial de Apoio às Empresas.

A viver um período assumido de dificuldades, a Coelima tem imóveis do seu património onerados com hipotecas voluntárias ao Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, à Caixa Geral de Depósitos, ao Banco Comercial Português e ao Novo Banco para garantia de créditos.
A Administração da Coelima assume que se encontra em situação de insolvência iminente enfrentando sérias dificuldades, prevendo que a curto prazo deixe de poder assumir as suas obrigações. Ainda assim considera que as suas actividades continuam a gerar valor, manifestando-se capaz de promover a revitalização financeira da empresa através do ajustamento do seu negócio a áreas de maior valor.

Nesta altura aguarda-se que o Juízo de Comércio do Tribunal de Guimarães promova despacho sobre a apresentação da empresa à insolvência no âmbito da qual pretende apresentar aos credores um plano de recuperação.


Marcações: insolvência, Coelima, MoreTextile

Imprimir Email