Falta de contrastaria condiciona desenvolvimento das empresas de ourivesaria e joalharia de Guimarães

Os empresários vimaranenses da ourivesaria e joalharia dizem que a falta de serviço de contrastaria em Guimarães condiciona o desenvolvimento das suas empresas. A reivindicação não é nova mas parecia tem ganho novo fôlego há um ano quando o Vereador do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal deu conta da promessa do Presidente da Casa da Moeda durante uma visita efectuada a Guimarães. A verdade é que um ano volvido o contraste das peças de ouro e prata produzidas em Guimarães continua a ser feito no Porto.

"O que ficou acordado é que teria de haver um período transitório de seis meses em que a Casa da Moeda oferecia o transporte para levar à contrastaria e trazer o produto e, nesse tempo de transição, iam fazer um estudo em que uma equipa da contrastaria vinha às nossas empresas marcar as peças. Isso era a melhor das soluções porque não precisávamos de sair à rua com produtos. Não só por razões de segurança mas também por economia de tempo. A verdade é que já passaram os seis meses e tudo continua na mesma e com a agravante de que se quisermos utilizar o transporte que nos é disponibilizado, temos de pagar 32 euros por cada viagem, acrescido de taxas, o que resulta num custo incomportável para as empresas", afirmou o empresário Abel Castro ao Grupo Santiago.

Já o empresário Fernando Rocha fala de uma situação "ridícula" especialmente está em causa o crescimento das mais de duas dezenas de empresas vimaranenses que empregam mais de duas centenas de pessoas num sector que tem registado nos últimos anos significativa expansão.
"Não entendemos que a contrastaria não se junte a nós porque não vivem sem as empresas. Neste processo, há alguma coisa na engrenagem, não sabemos o quê e porquê", afirma Fernando Rocha, enquanto Abel Castro lamenta que "a contrastaria não acompanhe o crescimento do sector em Guimarães".

O Vereador do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal diz que "não desiste" de lutar pela instalação da contrastaria em Guimarães. Ricardo Costa admitiu pedir informação sobre o assunto ao Ministério das Finanças tendo em vista concretizar a legítima reivindicação dos empresários de Guimarães que também beneficiaria as empresas localizadas na Póvoa de Lanhoso.
A Imprensa Nacional - Casa da Moeda não respondeu às questões colocadas pelo Grupo Santiago sobre este assunto.


Marcações: joalharia, Fernando Rocha, contrastaria, Abel Castro , ourivesaria

Imprimir Email