Novo Espaço de Diplomacia Económica abre um novo horizonte para o futuro de Guimarães

O novo Espaço de Diplomacia Económica constitui um novo horizonte para o futuro de Guimarães. A afirmação foi proferida pelo Presidente da Câmara na cerimónia de inauguração que contou com a presença do embaixador do Cazaquistão em Portugal.

Na actual conjuntura, Domingos Bragança salientou a necessidade de imprimir uma dinâmica de conquista permanente inspirados em D. Afonso Henriques para vencer o desafio do futuro.
"Este novo espaço abre um novo horizonte que queremos alcançar com países de cultura diferente mas que nós queremos abraçar e cruzá-la com a nossa", referiu o Edil
"É baseado na cooperação leal que queremos trabalhar desenvolvendo um conjunto de actividades nas mais diversas áreas que se apresentarem úteis", acrescentou.

O novo Espaço de Diplomacia Económica albergará o Consulado do Cazaquistão em Portugal e a sede da AJEG - Associação de Jovens Empresários de Guimarães ficará instalado no edifício dos antigos Paços do Concelho, no Largo da Oliveira em pleno coração do Centro Histórico, mas de forma provisória, referiu o Presidente da Câmara.
Com efeito, e dado tratar-se de um espaço do forte simbolismo para Guimarães não poderá ostentar símbolos de outros países. Por isso, Domingos Bragança promete encontrar em breve, mas sem pressas, um novo espaço com a mesma dignidade.

Na cerimónia, o novo Cônsul da Cazaquistão, Gil Vieira, salientou que o consulado permitirá apostar numa cooperação que "desconstruirá mitos".
"O objectivo é aprofundar a cooperação entre Portugal e o Cazaquistão nos sectores da economia, comércio, investimentos, turismo e cultura", salientou.
O Presidente dos Jovens Empresários de Guimarães, Rui Dias, salientou a importância da iniciativa Municipal com a criação do novo espaço para a diplomacia económica que permitirá trabalhar para recuperar dos prejuízos causados pela pandemia lançando as bases para uma economia "mais resiliente e mais verde".

O Espaço dedicado à Diplomacia Económica visa acolher comitivas nacionais e internacionais, com foco na atracção de investimento estrangeiro e internacionalização da economia de Guimarães.


Marcações: AJEG, Cazaquistão , Espaço Dedicado à Diplomacia Económica

Imprimir Email