Câmara de Guimarães e TecMinho apoiam 15 ideias de negócio em Incubação Industrial

O Set.Up IN(dustry) entrou na primeira fase, na aceleração de ideias de negócio, depois do processo de selecção. Ficaram definidas 15 ideias assente em temas como soluções têxteis inteligentes para a promoção da saúde; reutilização de materiais têxteis para aumentar o reaproveitamento de materiais na indústria têxtil; soluções de transporte sustentáveis; produtos inteligentes para os desafios societais e processos tecnológicos sustentáveis para o sector têxtil.

Trata-se de um programa intensivo de aceleração de startups, desenvolvido pela Câmara Municipal de Guimarães, através da Set.Up Guimarães em parceria com a TecMinho, e que pretende apoiar a nova geração para o desenvolvimento e o crescimento de ideias de negócio, criar uma ligação entre novos empreendedores e as indústrias que integram o projecto Guimarães Marca, suportando o crescimento de uma nova cultura industrial na região, baseada em soluções inovadoras.
Nesta fase decorrem sessões temáticas de workshops com a participação dos seguintes formadores: Elisabete Sá, Alexandre Mendes, Pedro Amarante, Catarina Mocho, Jorge Montes, José Carlos Pereira, Filipe Moreira e Paulo Salgado. Todos os projectos serão ainda acompanhados por mentores no sentido de procederem à respectiva monitorização, através de Fernando Freitas, Frederico Ferreira e Nuno Marques.
O Vereador da Divisão do Desenvolvimento Económico (DDE), Ricardo Costa, destacou a “conjugação entre a economia e sistemas inteligentes” no âmbito do projecto I9G que consiste numa estreia ligação entre os centros de conhecimento, o tecido empresarial e o governo.

Segundo o Director Geral da TecMinho, Filipe Soutinho, “o programa de empreendedorismo Set.Up IN(dustry) marca uma diferenciação no âmbito dos programas que têm vindo a ser desenvolvidos em Portugal, através da integração da componente de incubação industrial, que vem dar resposta às limitações de existirem ideias com potencial de mercado, que se ficam pelo plano de negócio, pelo facto de não existirem recursos que suportem a componente de uma ligação ou maior proximidade com o mercado”.


Marcações: tecminho, Set.Up

Imprimir Email