Trabalhadores discutem futuro da António de Almeida & Filhos em plenários esta terça-feira

O Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes convocou para amanhã três plenários com os trabalhadores da António de Almeida & Filhos (AAF), de Moreira de Cónegos, e das outras três empresas do grupo Moretextile. Depois do Tribunal de Guimarães ter decretado a insolvência, o futuro de cerca de duas centenas de trabalhadores está incerto.

Em declarações ao Grupo Santiago, o dirigente sindical Francisco Vieira adiantou que já reuniu com o administrador de insolvência Bruno Pereira, ficando a saber que nas petições que deram entrada no Tribunal com o pedido de declaração de insolvência era requerido que os processos "das outras três empresas menores fossem apensados ao da AAF".
"A estratégia é que logo que isto aconteça, o administrador vai requerer ao Tribunal a constituição de uma comissão de credores e dará início ao processo de venda das empresas ", afirmou, indicando: "quem comprar terá de assumir todas as empresas, assumir todos os trabalhadores e os seus direitos".

Antes de assumir esta responsabilidade e ter sido nomeado pelo Tribunal, segundo o Coordenador do Sindicato, o administrador de insolvência esteve reunido com os accionistas da AAF e "deu corpo a este plano". "Foi e está a ser criticada a decisão da parte dos accionistas da ECS Capital por aqueles que estiveram na corrida com interesse em comprar as empresas, fora de um processo de insolvência", continuou Francisco Vieira, ao manifestar a actual preocupação: "será que as empresas que propuseram a compra da AAF abandonaram a corrida? Vão regressar? Surgirão novos interessados? É isso que esperamos que aconteça".

"O Dr. Bruno Pereira vai abrir um processo de venda, depois da comissão de credores constituída, para no âmbito da comissão de credores ser tomada uma decisão sobre a aceitação das propostas e serão selecionadas as duas melhores propostas, serão objecto de uma licitação entre os proponentes. A ideia é quando formos para a assembleia de credores, no dia 27 de Agosto, a assembleia ratificar", esclareceu.
A venda das empresas António de Almeida & Filhos – Têxteis, S.A.(190 trabalhadores), Moretextile S P A.C.E (25 trabalhadores), Morecoger – Energia S.A. (três trabalhadores) e Moretextile Imobiliária, S.A. será assim conduzida pelo Administrador da Insolvência.

Os plenários convocados pelo Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes estão marcados para: das 12h30 às 14h00, para o primeiro turno; das 14h00 às 15h30, para o segundo turno e, entre as 22h00 e as 23h30, para o terceiro turno.

"Vamos discutir a situação em que as empresas se encontram e ouvir quais os caminhos a seguir para a defesa de todos os postos de trabalho, manutenção de direitos e continuidade da empresa", assinalou, vincando que a AAF está a laborar e com a preocupação de serem honrados os compromissos das encomendas em carteira. "São quatro milhões de euros de encomendas e é preciso acautelar o pagamento do mês de Julho, do subsídio de férias e do mês de Agosto", acrescentou.

Marcações: MoreTextile, plenários, António de Almeida & Filhos

Imprimir Email