Empreitada de construção do novo Armazém/Oficina da Vimágua concluída

A Vimágua anunciou a conclusão da empreitada de construção do novo Armazém/Oficina, situado na freguesia de Aldão.

Em comunicado, a Empresa Intermunicipal de Guimarães e Vizela informa que as novas instalações vão "dar resposta às necessidades actuais e futuras", "concentrando num único espaço actividades operacionais que se encontravam dispersas por vários locais e que já evidenciavam limitações no seu funcionamento face ao crescimento da Empresa", representando um investimento de um milhão 150 mil euros.

O edifício foi construído num terreno, "cujo direito de superfície foi cedido pelo Município de Guimarães, possui uma área de construção de 2.525m2 e uma área de implantação aproximada de 1.600m2".
"Neste novo espaço vão concentrar-se, para além do armazém geral, as várias áreas operacionais de apoio à actividade da empresa. A área de armazém, terá um espaço coberto, com a área de 1000m2 e um espaço descoberto com cerca de 800m2, possibilitando uma gestão adequada de materiais e equipamentos que, diariamente, são necessários à manutenção e exploração dos sistemas públicos", refere a Vimágua.

A área destinada às oficinas contempla: "um espaço destinado à ferramentaria, onde se procederá ao armazenamento e reparação dos diversos equipamentos e ferramentas utilizadas na atividade da empresa; um espaço destinado à serralharia, que permitirá um apoio rápido na componente mecânica das instalações, nomeadamente, aos equipamentos de bombagem, ao fabrico de armários destinados à instalação de ZMC´s e VRP´s e outros contadores, ao pré-fabrico de acessórios em aço para montagens hidráulicas, bem como aos trabalhos de manutenção e reparação de vedações e de acessos aos equipamentos; um espaço destinado à electricidade e automação, onde se fará a reparação e manutenção de equipamento elétrico e eletrónico, montagem e ensaio de sistemas elétricos e de automação e o desenvolvimento de sistemas de automação para controlo e monitorização das redes de água e saneamento; um espaço destinado a lavagem e limpeza de viaturas; e um espaço destinado ao carregamento de viaturas elétricas, sendo que a Vimágua incorpora já na sua frota 29 viaturas eléctricas".

As instalações terão cinco os postos de carregamento, do tipo semi-rápido, permitindo o carregamento simultâneo de 10 veículos.

Os trabalhadores da empresa já tiveram oportunidade de conhecer o novo espaço, onde foram criados os serviços de apoio. Os funcionários terão um espaço destinado à formação dos trabalhadores, gabinetes técnicos, um espaço destinado a refeições, dois espaços destinados a balneários, masculino e feminino, complementado por uma lavandaria, e um gabinete para o médico de medicina no trabalho.
De acordo com a empresa, "serão afectos a estas novas instalações 83 trabalhadores, dos diversos serviços operacionais e de armazém, nomeadamente, os trabalhadores do serviço de piquete, serviços de equipamentos, máquinas e viaturas, serviços de saneamento e serviços de água".

A Vimágua assinala que o seu compromisso "com a progressiva descarbonização da actividade, encontra-se adjudicada uma empreitada autónoma para instalar na cobertura do edifício um sistema de produção de energia fotovoltaica, constituído por 189 módulos, com uma potência instalada de 85 Kw, o que contribuirá para satisfazer cerca de 35% das necessidades energéticas".

Marcações: Vimágua, novas instalações, Armazém/Oficina

Imprimir Email