Deucalion vai colocar Portugal na liderança da supercomputação

O Primeiro Ministro presidiu esta quarta-feira, no pólo de Guimarães da Universidade do Minho, à inauguração do Deucalion, o supercomputador que promete colocar Portugal a "liderar o caminho europeu da supercomputação".

Na sua intervenção, António Costa salientou a importância de uma nova ferramenta que cria condições para a produção de conhecimento. Segundo o Primeiro Ministro o supercomputador vai permitir "inserir na rede europeia de infraestruturas digitais e isso é fundamental". Não só porque "o conhecimento não tem fronteiras" mas também porque a inserção na rede europeia, "obriga à partilha de conhecimento, ao acesso a dados partilhados e necessaria,mente desse contacto surgirão, inevitavelmente, casamentos, não só amorosos, científicos, de produção de conhecimento, económicos, de valor acrescentado que ajudarão à nossa internacionalização".
O primeiro Ministro acredita ainda que a ligação à rede europeia garantida pelo Deucalion "vai acelerar o processo do nosso crescimento, oq ue é da maior importância".
António Costa considera que a instalação do Deucalion é o resultado do investimento feito por Portugal na qualificação da população, nomeadamente no ensino superior, lembrando o considerável aumento do número de licenciados nos últimos anos.

Concretizado o projecto de instalação do supercomputador, António Costa acredita que a comunidade científica e empresarial saberão usar com sucesso o Deucalion, promovendo o desenvolvimento de Portugal.
"O desenvolvimento dos países é feito de sucessivas camadas e o Deucalion é uma camada que nos trás uma ferramenta e ssa ferramenta depende de quem a utiliza e do que cada é capaz de fazer com essa ferramenta", afirmou.
Com esta certeza, "a grande vantagem que temos é que hoje temos um sistema científico e tecnológico e temos hoje um tecido empresarial de que nos dá confiança de que esta ferramenta não será em vão, Pelo contrário, será uma ferramenta que em conjunto com os supercomputadores que existem em Lisboa, Coimbra e Évora, juntamente com os centros de computação que existem, também, nos permitem criar uma rede que permitirá ao país dar um novo salto em frente", sublinhou.
Na sua intervenção, o Reitor da Universidade do Minho agradeceu o importante papel desempenhado na concretização deste projecto da Câmara Municipal de Guimarães. Rui Vieira de Castro considerou que a instalação do Deucalion "constitui uma oportunidade única de promoção e desenvolvimento da ciência que devemos saber aproveitar".
Na cerimónia marcaram presença diversas personalidades, nomeadamente a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Ministra da Ciência de Espanha, a Embaixadora de Espanha em Portugal, o Secretário de Estado do Ensino Superior, o Presidente da CCDRN, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, o Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, entre outros.

O supercomputador vai dotar Portugal de capacidade computacional para o desenvolvimento de simulações em todas as áreas da ciência e investigação. O equipamento, de 26 toneladas, consome cerca de 1,7 MegaWatts, tendo no seu processamento a principal característica: 10 PetaFlops, ou seja, tem capacidade para executar 10 milhões de biliões de cálculos por segundo.
O investimento que ascende a 20 milhões de euros, resulta de um projecto conjunto da Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Câmara de Guimarães e a Universidade do Minho.


quarta, 06 setembro 2023 16:42 em Economia

Marcações: Deucalion

Imprimir