Um 'bairro digital' para juntar história e inovação

 

O Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa marcou ontem presença na apresentação do projecto Bairros Comerciais Digitais - Bairro 1128. Numa iniciativa inserida no programa «Economia - Inovação & Fábrica do Futuro», Mário Campolargo considerou que os Bairros Comerciais Digitais são uma das peças mais "relevantes" do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), "porque vai transformar a forma que nos relacionamos com o comércio de bairro". 

"Eles têm uma missão simples, mas super importante. Promover a digitalização dos operadores económicos e também os seus modelos de negócio, numa determinada área territorial, permitindo que o comércio online se possa desenvolver. Por conseguinte, haja uma bem sucedida integração digital das cadeias de abastecimento e distribuição", explicou Mário Campolargo.    

O Vereador de Sistemas Inteligentes e Turismo, do Município de Guimarães, Paulo Lopes Silva, sublinhou que o Bairro 1128 vai ter em conta duas áreas "fundamentais do centro da cidade". "A zona do centro histórico, onde temos uma grande parte dos equipamentos culturais e uma outra área de inovação e criatividade que designamos de Bairro C, o bairro da cultura, da criatividade, da ciência e do carbono zero. Estas duas áreas, onde temos uma parte significativa das nossas lojas com história, fazem esta ligação entre as dimensões mais criativas e mais históricas", apontou.

De referir que os Bairros Comerciais Digitais aguardam a reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência para avançar.

terça, 10 outubro 2023 09:03 em Economia

Marcações: Bairros comerciais digitais

Imprimir