Centro de Negócios e Inovação é a casa comum para potenciar a fábrica do futuro

Foi inaugurado esta quinta-feira o Centro de Negócios e Inovação de Guimarães, no antigo edifício do Cybercentro, na zona de Couros, no âmbito do programa do mês da Economia, Inovação & Fábrica do Futuro, organizado pela Câmara de Guimarães.

O novo Centro de Negócios e Inovação de Guimarães é um espaço comum onde passam a funcionar as instalações da Fundação Portuguesa «A Comunidade Contra a SIDA», da Associação Empresarial de Guimarães, da Confederação Empresarial da Região do Minho, da Associação Vimaranense de Hotelaria e Xavier Leite, da Associação Home From Portugal e da LASI - Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes da Universidade do Minho.
Assinados os contratos de comodato, o Presidente da Câmara salientou as vantagens de várias entidades trabalharem numa casa comum.
"A partilha do mesmo espaço é muito bom e contrariamente ao que se possa pensar só tem vantagens. Permita a partilha de pensamento, partilha e discussão de projectos, a possibilidade de surgirem novos projectos colaborativos e é também economia poruqe podem racionalizar custos", afirmou.

Domingos Bragança acrescentou que a inovação é que conseguirá fazer a fábrica do futuro, desiderato que passa pela transição digital, com recurso à inteligência artificial.
"Os lideramos ou ficamos para outras calendas e isso é bom", salientou.
Para o Edil, "estamos num mundo deslumbrante, sejamos capazes de o liderar e para que isso aconteça temos de acreditar e de envolver, com competência e profissionalismo. Temos de ser rigorosos e perseguir a excelência".

O Presidente da Câmara formulou votos para que a partilha do mesmo espaço contribua para as diversas entidades possam potenciar sinergias que resultem em projectos inovadores de valor económico acrescentado para Guimarães, a região e o País.


quinta, 19 outubro 2023 16:35 em Economia

Marcações: Centro de negócios

Imprimir