Guimarães tem condições para liderar a construção da fábrica do futuro

O Presidente da Câmara diz que Guimarães tem condições para liderar o processo de construção da fábrica do futuro.

Domingos Bragança dava conta do balanço "positivo que me fazem" da iniciativa Economia: Inovação & Fábrica do Futuro que durante este mês de Outubro realizou três dezenas de acções.
O Edil vimaranense destaca a divulgação e o conhecimento da investigação científica que se faz em Guimarães realizada durante o evento e que pode e deve potenciar a economia do futuro do Concelho.
"Os empresários e potenciais empreendedores estão satisfeitos, professores das universidades, investigadores estão muito satisfeitos e acham que esta edição é de repetir para o próximo ano. Muitos empresários e empreendedores dizem-me que não conheciam as potencialidades na área da investigação que se desenvolvem em Guimarães", afirmou.
De resto, Domingos Bragança considera fundamental que o conhecimento científico da Universidade do Minho tenha aproveitamento económico por investidores locais, sob risco de se perder a oportunidade de potenciar a economia vimaranense.

"Esses recursos existem e se não forem aproveitados aqui em Guimarães são aproveitados, normalmente, no estrangeiro. Será uma pena que recursos que resultam de investigação realizada em Guimarães, nas mais variadas áreas, não seja rentabilidade no nosso Concelho. Guimarães tem uma enorme potencialidade que deve ser aproveitada", salientou.
Deste modo, o Presidente da Câmara não tem dúvidas de que em Guimarães há «pano para mangas» para construir a fábrica do futuro sustentada na inovação.
"As empresas têm de integrar inovação para fazer diferente, fazer distinto. A fábrica do futuro é aquela que percebemos que é emergente. Ou ass empresas lideram este processo ou então ficam para trás e não têm possibilidades de sobreviver. E essa fábrica do futuro não é mais do que integrar a ciências nas empresas", referiu.
E Domingos Bragança não tem dúvidas de que Guimarães tem condições para liderar a construção da fábrica do futuro.
"Foi o próprio Ministro da Economia quem o disse que quer fazer de Guimarães uma zona tecnológica livre, ou seja uma zona de experienciação para modelos industriais que procuram antecipar o futuro", sublinhou.
O programa da Economia: Inovação & Fábrica do Futuro encerrou, no Teatro Jordão, com a realização da discussão «As tendências do futuro».


quinta, 26 outubro 2023 16:53 em Economia

Marcações: Domingos Bragança

Imprimir