Sociedade Martins Sarmento premeia melhores alunos das escolas de Guimarães e Vizela

Esta sexta-feira é dia de prémio escolar. É uma tradição da centenária Sociedade Martins Sarmento, instituída há 136 anos.

É uma iniciativa que visa promover a instrução em homenagem ao patrono Francisco Martins Sarmento.

Este ano, é dia de prémio escolar para 166 alunos das escolas de Guimarães e Vizela, do 4º e 9º anos, dos ensinos secundário e superior.
Esta manhã, na primeira de quatro cerimónias de entrega do prémio que vão decorrer ao longo do dia, o Presidente da Direcção da Sociedade Martins Sarmento, Paulo Vieira de Castro, considerou "sagrada" esta cerimónia anual da Instituição.

Perante uma plateia onde predominavam alunos do 4º ano de escolaridade e seus familiares, Paulo Vieira de Castro traçou um breve perfil de Francisco Martins Sarmento e do seu trabalho que atgriu atenções de cientistas de várias partes do Mundo.

Na cerimónia desta manhã, foram 62 os alunos que receberam o prémio escolar. O Presidente da Sociedade Martins Sarmento não tem dúvidas sobre a importância e prestígio do "prémio escolar", tendo exortado os distinguidos a serem exemplo nas suas escolas.

Os alunos receberam como prémio um livro «Francisco de Holanda - com asas para o mundo», de José Jorge Letria, ilustrado por Jaime Ferraz - oferta patrocinada pela família do antigo director da Sociedade Martins Sarmento, Abel Ribeiro Silva, um diploma, um DVD sobre a história da Sociedade Martins Sarmento, Martins Sarmento e a Citânia de Briteiros e um bilhete para visitar o Centro de Ciência Viva.
Aos professores, a Sociedade Martins Sarmento oferece o livro «O Ensino Primário oficial em Guimarães (1772-2006)», do Padre Hilário Oliveira da Silva.

Da parte da tarde, pelas 15h00, realiza-se a segunda sessão de entrega do «Prémio» aos alunos do 4º Ciclo do Ensino Básico dos agrupamentos Professor Abel Salazar, Pevidém, Francisco de Holanda, Santos Simões, Gil Vicente, Vale de São Torcato, Virgínia Moura, Colégio Nossa Senhora da Conceição, Colégio de Vizela, Colégio do Ave e Escola Básica Integrada do Ave.
O programa continua às 17h30, com a sessão de entrega do «Prémio» aos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico.
À noite, a partir das 21h00, realiza-se a sessão solene, com a conferência de António José Telo «O Fim da Guerra (1914-1918) e o Surpreendente Mundo Novo», seguindo-se a entrega de prémios escolares aos alunos do Secundário e Superior.

sexta, 09 março 2018 11:59 em Educação

Marcações: Educação, Sociedade Martins Sarmento, escolas, prémio escolar

Imprimir