340 alunos do ensino secundário participam no «Verão no Campus» da Universidade do Minho

A Universidade do Minho acolhe esta semana cerca de 340 alunos do ensino secundário em 25 atividades lúdico-pedagógicas ligadas às ciências, engenharia, saúde, ciências sociais e artes. O programa “Verão no Campus” (VnC), que assinala o décimo aniversário e já chegou a cerca de 3500 jovens de quatro continentes, inclui ações como simular cirurgias, fazer escavações e fabricar embalagens comestíveis.

A iniciativa começa esta segunda-feira, às 11h00, no auditório A1 do campus de Gualtar, em Braga, com a presença da vice-reitora da UMinho para a Educação, Margarida Casal, e da directora do Departamento Pedagógico da Associação Académica, Catarina Ferreira. A sessão de encerramento realiza-se na sexta-feira, a partir das 16h30, no Parque das Oliveiras, também em Gualtar, prevendo-se o discurso do reitor Rui Vieira de Castro, a entrega dos diplomas aos participantes e vários momentos de animação.

O VnC pretende auxiliar os alunos do 9º ao 12º anos na escolha de um curso superior, através de um conhecimento mais profundo da sua área de vocação. Em termos práticos, será possível, por exemplo, produzir hambúrgueres elétricos, aprender primeiros socorros, auscultar a atividade do cérebro, fazer cultura in vitro de células vegetais, simular um julgamento penal, idealizar uma empresa de sucesso e desenvolver maquetes com máquinas de desbaste. Os futuros universitários serão acompanhados por docentes, investigadores e estudantes da UMinho (“monitores”), tendo a oportunidade de descobrir as particularidades das diferentes áreas do conhecimento, conhecer as cidades de Braga e Guimarães, conviver com colegas de diversas regiões do país e do estrangeiro e aprender enquanto se divertem. O programa integral está disponível em www.uminho.pt/veraonocampus.

Os dez anos de VnC já trouxeram à UMinho mais de 3500 jovens de quatro continentes, incluindo países como França, Itália, China, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Espanha e Portugal. Foram promovidas 275 atividades e envolvidos cerca de 900 cientistas e 400 monitores. “O projeto está claramente consolidado, tendo vindo a cativar cada vez mais estudantes de diversas regiões do país e do estrangeiro. É uma experiência de imersão no ambiente universitário e científico proporcionada pelas onze escolas e institutos da UMinho”, realça a Reitoria.


Imprimir Email