Guimarães arranca o ano lectivo com 18 mil alunos

O ano escolar 2018/2019 em Guimarães arranca com perto de 18 mil alunos repartidos pelo pré-escolar, 1º, 2º, 3º ciclos e secundário, quase menos mil alunos que no último ano lectivo.

O executivo municipal está a trabalhar em soluções para o problema, indicou, em conferência de imprensa na Escola Básica do 1º Ciclo da Nossa Senhora da Conceição, realizada esta terça-feira, a vereadora da Educação, Adelina Paula Pinto, com um aumento da qualidade das escolas do concelho. "Um dos problemas é o sucesso escolar. Quando todas as crianças têm resposta na escola pública, com tempo de qualidade e projectos que os fazem crescer, as famílias têm mais vontade de ter filhos", explicou.   

A Vereadora da Educação defendeu uma política educativa inclusiva. "As crianças e a educação são uma prioridade da Câmara Municipal, porque significa que estamos a desenhar o nosso concelho", disse Adelina Paula Pinto, destacando a aposta na Educação Ambiental e Educação de Cultura.

No ano lectivo que agora se inicia, a Câmara Municipal vai avançar ainda com o projecto de Actividades de Animação de Apoio à Família no 1º ciclo, tendo já 29 escolas com a Componente de Apoio Família na supervisão directa da Autarquia.

O presidente do município, Domingos Bragança, destacou a oferta educativa que leva os pais a escolher os estabelecimentos de ensino no território e a oferta material, com vários projectos que visam a adaptação das infraestruturas. "Há muito para fazer. Temos de ter as melhores condições materiais, quer na conservação quer em novas valências. Estaremos disponíveis para alavancar recursos financeiros para dotar as escolas, mesmo sem os recurso da administração central", referiu o edil, frisando que pretende um território com uma "forte consciência ecológica".

terça, 11 setembro 2018 16:13 em Educação

Marcações: Educação, escolas

Imprimir