Soluções de utilização de resíduos industriais apresentadas em workshop no Instituto de Design

O Instituto de Design, em Guimarães, acolheu, ontem, um workshop para apresentação de algumas soluções de utilização de resíduos industriais na fabricação de artefactos para a construção. Foram apresentados, pelo designer Diogo Frias, protótipos de bancos de jardim fabricados em betão incorporando resíduos de fundição, desenvolvidos no âmbito do projeto Geodesign e fabricados por uma empresa vimaranense W2V.
Também produzidas nestas instalações, foram apresentados modelos de placas de revestimento produzidas integralmente com resíduos de base de cera, desenvolvidos pelo designer Daniel Vieira da Universidade do Minho.
Desenvolvidos por Rodrigo Pereira, estudante de Design de Produto da Universidade do Minho, foram apresentadas soluções de fabricação de blocos cerâmicos com morfologias complexas por moldação 3D.

A terminar a sessão foi feito o lançamento do livro «Art on Chairs - uma estratégia de desenvolvimento territorial”, da autoria de Nuno Marques, Bernardo Providência e Elisabete Sá, que apresenta a visão estratégica sobre o projecto "Art On Chairs", que é uma referência quer pelo reconhecido mérito em inúmeros prémios quer pela abordagem inovadora, que de forma exemplar envolveu, indústria, universidades, governo local e comunidade.

Imprimir Email