Manuela Gomes toma posse como Presidente do I3Bs no Avepark

A professora Manuela E. Gomes toma posse esta quarta-feira como presidente do I3Bs - Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos da Universidade do Minho.

A cerimónia de investidura está marcada para as 9h30, no Avepark, contando com a presença do Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, e do Vice-Reitor para a Investigação e Inovação, Rui Reis.

Manuela E. Gomes vai ter como vice-presidentes os investigadores Alexandra Marques, Miguel Oliveira e o professor Nuno Neves. Vão também tomar posse, nesta sessão, os membros do conselho científico do I3Bs.

Manuela E. Gomes licenciou-se em Engenharia Metalúrgica e de Materiais na Universidade do Porto, fez o mestrado em Engenharia de Polímeros na UMinho, em cooperação com uma empresa da Holanda, e doutorou-se em Ciência e Tecnologia de Materiais - Engenharia de Tecidos/Materiais Híbridos, em colaboração com a Universidade de Rice (Houston, EUA). Na UMinho, é professora da Escola de Engenharia e investigadora do Grupo 3B’s, que ajudou a fundar em 1999. A cientista já recebeu vários prémios internacionais, incluindo o Young Investigator Award 2013, da Sociedade Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, e uma bolsa de consolidação de carreira de dois milhões de euros, atribuída pelo Conselho Europeu de Investigação, para desenvolver substitutos biológicos de tendões e ligamentos. É autora de sete patentes, dois livros, 34 capítulos, 175 artigos científicos em revistas internacionais e mais de 260 comunicações. Centra a sua investigação no trabalho com osso, cartilagem e em estratégias de engenharia de tecidos do tendão.

O I3Bs é a primeira unidade orgânica de investigação criada em universidades públicas portuguesas, no âmbito do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior de 2007. Resultando da evolução do Grupo 3B’s, liderado pelo professor catedrático Rui L. Reis, tem como principal missão promover o avanço científico e tecnológico no âmbito dos biomateriais, da engenharia de tecidos humanos, da medicina regenerativa e de precisão, dos polímeros e compósitos para aplicação biomédica, dos biocerâmicos, da biomedicina, da nanomedicina, da bionanotecnologia, das células estaminais, dos novos materiais e recursos de origem natural, incluindo recursos de origem marinha, bem como a formação avançada nas suas áreas de atividade e a divulgação da investigação junto da comunidade científica e da sociedade civil. O I3Bs é constituído pelo Grupo de Investigação 3B’s e pelo 3B’s Inovação e Serviços. Sedia o Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa e o The Discoveries Centre - Centro de Excelência em Medicina Regenerativa e de Precisão, financiado com 15 milhões de euros pela Comissão Europeia e coordenado pela UMinho, com a parceria da University College London (UCL) e de quatro outras universidades portuguesas.

Marcações: Universidade do Minho, Manuela E. Gomes, I3Bs - Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos

Imprimir Email