Semana de Engenharia da UMinho começa esta quinta-feira sob o tema “Desafios 4.0”

A Semana da Escola de Engenharia da Universidade do Minho começa esta quinta-feira, com uma sessão de esclarecimento sobre os cursos de Engenharia e Tecnologia na UMinho, destinada a psicólogos, pais e encarregados de educação. A ideia é sensibilizá-los para o acesso ao ensino superior, os serviços de apoio na universidade e as saídas profissionais nestas áreas. Na sexta-feira, os alunos do ensino secundário vão poder visitar os departamentos de Engenharia Biológica, Civil, Eletrónica Industrial, Informática, Mecânica, Polímeros, Produção e Sistemas, Têxtil e Sistemas de Informação, bem como interagir com cientistas, docentes e estudantes dos vários cursos.

No sábado, pelas 9h00, decorre a cerimónia de graduação e entrega de diplomas e prémios aos estudantes da EEUM. O programa prossegue na segunda-feira com o Dia da Profissão, no qual vão ser apresentados casos de sucesso de empreendedorismo contados na primeira pessoa, numa ação de networking que conta com a participação de representantes do Instituto do Emprego e Formação Profissional, da Startup Braga, das Incubadoras do Município de Guimarães e do consórcio Made IN Guimarães, entre outras entidades.

Na próxima terça-feira, mais de 3000 oportunidades de trabalho serão apresentadas. As propostas chegam de mais de 90 empresas, como a BorgWarner, Bosch, Sonae Arauco, ZF Group, Accenture, Continental, Leica, APTIV e Jerónimo Martins. Este Dia do Emprego realiza-se das 9h30 às 18h30, na Escola de Engenharia (EEUM), no campus de Azurém, com stands das empresas, sessões informativas, entrevistas pessoais e detalhes sobre bolsas e projetos no país e no estrangeiro.

Do programa destaca-se ainda no último dia, dia 6, a comemoração do 44º aniversário da Escola, com a realização de um debate sobre os grandes desafios da EEUM, nomeadamente a sua ligação ao tecido empresarial, a construção de carreira/profissão dos seus estudantes, a mobilidade e o alojamento estudantil e o futuro do ensino superior em Portugal. O painel conta com as intervenções de Carlos Mineiro Aires, bastonário da Ordem dos Engenheiros, Sven Ost, do conselho de administração da Bosch Car Multimedia, Jorge Batista, co-CEO da Primavera BSS, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Miguel Bandeira, vereador da Câmara Municipal de Braga, além de João Monteiro, presidente da EEUM.

A Semana da EEUM é o maior evento anual de divulgação desta Escola junto da academia, do ensino secundário e da sociedade em geral.​​

Marcações: UMinho, Escola de Engenharia

Imprimir Email