Escola de Engenharia da Uminho prepara reforço da oferta nas áreas de engenharia aeroespacial e aeronáutica

O reforço da oferta formativa nas áreas de engenharia aeroespacial e aeronáutica é uma aposta assumida pela Escola de Engenharia, da Universidade do Minho.

Na cerimónia evocativa do Dia da Engenharia, realizada esta sexta-feira no campus de Azurém, o Presidente da Escola deixou expressa linha estratégia. "Estamos atentos às oportunidades que se afiguram sobretudo as que resultam de áreas emergentes de engenharia, referi-me por exemplo à aposta na engenharia aeroespacial", disse Pedro Arezes, acrescentando que estão a ser dados "os primeiros passos para a construção de oferta neste domínio", iniciado com a celebração de acordos de cooperação com instituições de relevo do Brasil e dos EUA.

Após ter revelado que terminou esta sexta-feira na Escola de Engenharia um curso breve nas áreas de engenharia aeroespacial e aeronáutica, o responsável indicou que esta foi apenas uma de "várias outras acções que conduzirão a uma oferta mais estruturada e estruturante que queremos tendo em mente a aposta nacional nesta área, com a criação da Agência Portugal Space, e o papel e funções cada vez mais relevantes em termos europeus, bem como da criação de um ecossistema de empresas que desde alguns anos se têm instalado em Portugal".

O Presidente da Escola de Engenharia referiu-se ainda ao domínio da Inteligência Artificial, "área emergente de elevado potencial, e que devemos explorar, apesar de conhecidos receios sobre os efeitos e implicações futuras". "Temos de abraçar esta temática e desenvolvê-la sem medos e preconceitos", acrescentou, recorrendo "a uma frase conhecida, mas pertinente, 'não devemos ter medo da inteligência artificial, mas da estupidez natural'".

Na cerimónia, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, destacou como fulcral "planear a legislatura a par da estratégia para 2030", sublinhando a necessidade do "alargamento da base social" das instituições de ensino superior. "Este ano, pela primeira vez, conseguimos que mais de metade dos jovens com 20 anos atingissem o ensino superior", afirmou o governante, considerando que "a meta de chegar a 2030 com seis em cada 10 jovens no ensino superior tem de mobilizar a todos".

A cerimónia contou com intervenções do vice-presidente da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, e do Reitor da Uminho, Rui Vieira de Castro. e com a palestra de Maria do Céu Patrão Neves, professora Catedrática de Filosofia, na área da Ética, na Universidade dos Açores.

Foto: Universidade do Minho/Nuno Gonçalves

sexta, 13 dezembro 2019 20:05 em Educação

Marcações: UMinho, Escola de Engenharia

Imprimir