Federação de Pais do Distrito de Braga preocupada com revisão curricular

Tomaram posse os novos dirigentes da Federação Distrital das Associações de Pais e Encarregados de Educação. A instituição representa neste momento cerca de 200 associações de pais e promete lutar pelos problemas que preocupam a comunidade escolar. Em entrevista ao GUIMARÃES DIGITAL, o Presidente do Conselho Executivo daquela Federação, revela que uma das prioridades da acção da Federação que dirige é o reforço do movimento associativo, especialmente nos concelhos onde ainda é pouco representada.
À parte esse problema, a Federação das Associações de Pais do Distrito de Braga, vai concentrar atenções na questão do horário normal para o 1º ciclo do ensino básico, na rede de do pré-escolar e na reorganização curricular.
De resto, a reorganização curricular vai merecer atenção especial da
Federação. Carlos Folhadela não tem dúvidas de que o projecto apresenta aspectos positivos mas teme que restrições financeiras possam dificultar a sua implementação.
Um dos problemas que afligem o sector do ensino é a insegurança. Uma questão que para a Federação não diz apenas respeito à escola mas à sociedade em geral. Já o mesmo não acontece em relação aos recursos humanos e, em particular, aos auxiliares de acção educativa.
"Defendemos a criação de quadros fixos concelhios de auxiliares de educação que devem ser geridos pelas autarquias", afirma Carlos Folhadela.
Independentemente dos condicionalismos que existem no sistema de
ensino, para a Federação das Associações de Pais do distrito de Braga, uma coisa é certa: o processo educativo não se pode desenvolver sem o
envolvimento dos pais.

Marcações: Educação

Imprimir Email