Dia da APsi-UMinho assinalado com uma conferência

A Associação de Psicologia da Universidade do Minho assinalou,esta quarta-feira, o Dia da APsi-UMinho, no pólo de Guimarães da instituição, na antiga estação da CP, na Avenida D. João IV, com uma conferência sobre a "Género, sexualidade, e política sexual feminista".

Esta associação privada sem fins lucrativos foi criada em Janeiro de 2016 pela UMinho e pelos municípios de Guimarães e de Braga com o objectivo de fomentar e desenvolver, de forma sistemática e consolidada, projectos de interacção com a sociedade no domínio da Psicologia e das áreas que lhe são contingentes.

A associação promove actividades de intervenção psicológica de base científica, numa perspectiva individual, grupal ou comunitária, procurando capacitar a sociedade, nas suas diferentes valências, de conhecimentos, modelos, estruturas e ferramentas que permitam um desenvolvimento social harmonioso e galvanizador do seu potencial.

"A APsi é uma plataforma de interacção com a sociedade e comunidade envolvente, Braga e Guimarães, que pretende assumir um compromisso de desenvolvimento baseado no conhecimento científico, procurando capacitar a sociedade de conhecimento, modelos e ferramentas que permitam o desenvolvimento social harmonioso e galvanizador do seu potencial", explicou  a presidente da APSI, Adriana Sampaio. 

Na sua intervenção, a vereadora da educação, Adelina Pinto, referiu que está em causa a valorização do conhecimento ao serviço da comunidade. "Desde da sua criação, os municípios de Guimarães e de Braga trabalharam na sua valorização deste projecto, porque consideraram que era um desafio e uma resposta social de enorme importância para o território", disse.  

Já o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro destacou a evolução da Escola de Psicologia, sendo a APsi uma plataforma "importante na interacção com a comunidade envolvente".

A APsi abrange uma comunidade potencial de mais de oitocentas mil pessoas, 40% das quais residentes nos concelhos de Guimarães e Braga. O envolvimento destes dois municípios assume um papel relevante na sinalização de necessidades e potencialidades dos seus cidadãos, facilitando também o acesso a alvos prioritários e privilegiados da intervenção psicológica.

Marcações: APsi-UMinho

Imprimir Email