Manuel Carvalho da Silva: "Trabalho continua no centro da produção"

Manuel Carvalho da Silva, investigador do Centro de Estudos Sociais e antigo secretário-geral da CGTP, participou esta quarta-feira, no 44º aniversário do Departamento de Produção e Sistemas (DPS) da Universidade do Minho. A iniciativa decorreu no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães, e teve o mote «Engenharia a projectar o futuro: competências e mercado de trabalho». 

Na sua palestra, Manuel Carvalho da Silva assegurou que o trabalho vai continuar a ter um "papel central no futuro", no que toca à "produção de produto e actividade com mais ou menos tecnologias".

O antigo secretário-geral da CGTP pediu "mais diálogo" entre as engenharias e as políticas públicas. "A Escola deve reconhecer, inovar e ampliar saberes adquiridos no trabalho", afirmou Manuel Carvalho da Silva, acrescentando que "é necessário trabalhar desde do pré-escolar as competências sociais e organizacionais". "As políticas públicas de emprego e formação têm de ser estratégicas", disse.

A sessão de abertura decorreu durante a manhã, com o presidente da Escola de Engenharia da UMinho, Pedro Arezes. Seguiu-se um workshop com oito casos práticos desenvolvidos no contexto das dissertações de mestrado dos diferentes projectos de ensino do Departamento. A manhã terminou com as actividades e os novos desafios do Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial (NEEGIUM), seguindo-se a entrega de prémios para as melhores dissertações de mestrado e para os melhores alunos graduados em 2018/19.

Marcações: Departamento de Produção e Sistemas, Manuel Carvalho da Silva

Imprimir Email