Coronavírus: UMinho suspende aulas no Campus de Braga e restringe o de Guimarães

As aulas de todos os cursos da Universidade do Minho que funcionam no Campus de Gualtar, em Braga, vão ficar suspensas por tempo indeterminado, depois de neste sábado ter sido confirmada a infecção pelo novo coronavírus de um estudante da instituição. Já em Guimarães, as actividades que envolvam um grande número de participantes serão reduzidas “ao mínimo essencial”, anunciou a reitoria da instituição.

O encerramento foi decido, este sábado à noite, pelo reitor Rui Vieira de Castro, numa reunião urgente dos elementos que compõem o Plano de Contingência da Universidade do Minho devido à existência de um caso suspeito de um aluno infectado com Covid-19.

No despacho divulgado após a reunião constam dez recomendações, nomeadamente, que "professores, investigadores, trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão e estudantes oriundos de países com casos confirmados de Covid-19 devem voluntariamente submeter-se a um período de quarentena, de 14 dias, após a sua chegada ao país".

Os edifícios partilhados como as bibliotecas, cantina e bares, bem como os serviços desportivos, também serão encerrados, de modo a conter a possível propagação da doença entre a comunidade académica. As aulas do curso de Medicina que decorrem foram do Campus, em entidades prestadoras de cuidados de saúde, como hospitais, também foram suspensas.

Em Guimarães, as aulas continuarão a decorrer com normalidade nesses locais, mas a reitoria também aconselhou, num despacho publicado ao final da noite de sábado, a que as actividades que reúnam grupos alargados de pessoas, como conferências ou seminários ou actividades de colaboração no âmbito de investigações científica, “sejam reduzidos ao mínimo essencial”.

Marcações: Universidade do Minho, coronavírus

Imprimir Email