Município emitiu linhas orientadoras para uma reabertura segura das escolas

A Divisão de Educação da Câmara Municipal de Guimarães emitiu linhas orientadoras para uma reabertura segura das escolas, que incluem várias medidas relacionadas com horários desfasados, grupo de alunos, desinfecção de espaços, assim como o desejo de educar as crianças para a cidadania.

Em conferência de imprensa, realizada esta quinta-feira, na escola EB 2,3 de S. Torcato, a Vereadora da Educação, Adelina Pinto, assinalou a importância do regresso ao ensino presencial e da "responsabilidade" que isso exige. "Houve uma reunião com cada agrupamento para ver caso a caso", disse a Vereadora. 

Ainda referência para a manutenção dos professores dos AEC numa só escola, evitando assim uma possível fonte de transmissão, para a adaptação dos projectos educativos aos tempos de pandemia, para o projecto "Prochild" que vai rastrear, avaliar e intervir na saúde mental de todas as crianças dos 3 aos 10 anos, assim como para a requalificação de várias escolas do concelho, para o reforço do pessoal não docente e fornecimento de transportes públicos. 

Adelina Pinto acrescenta ainda que os pais que desejam manter os alunos do primeiro ciclo na escola devem apresentar um certificado da entidade patronal que justifique esse tempo escolar. 

Na sua intervenção, Sofia Ferreira, Vereadora dos Recursos Humanos, apontou a uma "responsabilidade de todos os intervenientes", num "desafio maior do que quando ficamos confinados".

O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, sublinhou a força da educação para a cidadania no combate à propagação do vírus. O Autarca abordou ainda a dificuldade de gerir os transportes públicos, devido à concessão do serviço. "A única forma de completar o serviço é se a Câmara Municipal de Guimarães subsidiar todo este apoio e para se tornar comportável é necessário apoio estatal", explicou.

quinta, 03 setembro 2020 17:26 em Educação

Marcações: aulas

Imprimir