Professores que concorreram às AEC contestam concurso

Os professores que concorreram ao concurso para as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) das Escolas de Guimarães estão a protestar contra a forma como está a ser gerida a colocação, neste ano em que o Município delegou o projecto à Cooperativa Tempo Livre.

Ao Grupo Santiago, Isaías Carvalho, primeiro da lista a concurso, afirma que a Tempo Livre pretende "segregar e entregar a maior parte dos horários das Escolas a Professores seus trabalhadores".

O professor alega que vão ser atribuídos horários a professores da Tempo Livre. "A lista de ordenação vai ser ocupada pelos professores da Tempo Livre e só vai disponibilizar os restantes para os resto da lista", disse Isaías Carvalho, lamentando ainda perder o direito ao ADSE e adiantou que vai comunicar um ofício às entidades competentes no processo e em "último caso" avançar com uma providência cautelar. 

Confrontada com esta posição Adelina Pinto, Vereadora da Educação, referiu que é pretensão do município manter os professores das AEC's nas mesmas escolas devido à pandemia. "Estamos a fazer horários por escola. Os horários das AEC's são atribuídos aos professores da mesma escola. São situações excepcionais aqueles  profissionais que vão para outras escolas. Para manter os professores nas escolas, temos de juntar a AEC com as AAAF e CAF", explicou a Vereadora, sublinhando que "a Tempo Livre não colocou ainda nada". "Quando delegamos estes trabalhos, a entidade tem legitimidade de fazer o que entender, o que acontece com a Tempo Livre e com A Oficina. A Tempo Livre, com o seu pessoal do quadro, pode, legitimamente, fazer algumas entregas de horários, mas é uma coisa residual", apontou.  

Adelina Pinto acrescentou que os professores devem "esperar pelas saída dos horários para depois reclamar", sendo que os horários apenas vão ser fechados esta semana.

quarta, 09 setembro 2020 18:07 em Educação

Marcações: AEC

Imprimir