UMinho é a nova casa do Programa MIT Portugal

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, marcou presença, esta segunda-feira, na Universidade do Minho, em Guimarães, para a inauguração da sede do Programa MIT Portugal. Trata-se de um programa que junta o MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, o Governo português e várias entidades nacionais.

O Governante destacou que este projecto permite criar "redes de oportunidade, que através destes programas podem apresentar as suas ideias". "Ideias com valor científico e ideias com valor económico. Estes programas assumem que Portugal é um país que atrai cada vez mais jovens para fazer investigação e inovação, para além das decisões crescentes das potências mundiais, perante uma competição crescente de recursos humanos", disse Manuel Heitor

O presidente da Escola de Engenharia da UMinho, Pedro Arezes, recordou a reunião que antecedeu a cerimónia e que serviu para apresentar os projectos bandeira que foram lançados no âmbito desta iniciativa: o clima, o espaço, oceanos, a transformação digital, cidades sustentáveis e a ciência dos dados, que resultam num investimento em Portugal de 15 Milhões de euros durante os próximos três anos, significando um esforço dos EUA de 30 milhões de euros. "São projectos que significam a espinha dorsal do MIT Portugal e esperemos que sejam sementes de rede e parcerias. Estes projectos liderados por várias empresas portuguesas, em parceria com várias entidades de excelência do sistema científico e tecnológicos, instituições de investigação de universidades de todo o país".  

Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, sublinhou que este projecto que tem apostado num investimento significativo em ciência, tecnologia  e ensino superior, conseguindo um impacto positivo na economia.

O Programa MIT Portugal nasceu em 2006 e envolve o MIT, o Governo português, além de academias e centros de investigação nacionais, associações e a indústria. Tem como objectivo impulsionar ideias inovadoras e projectos de I&D sobre desafios complexos da sociedade e do planeta, alavancando o desenvolvimento e a competitividade económico-social de Portugal. Para o período 2020/2023 aposta em quatro áreas: alterações climáticas, sistemas terrestres (Oceanos e Espaço), transformação digital e cidades sustentáveis, todas elas com abordagens e metodologias ancoradas em ciência de dados. A sua próxima Conferência Anual ocorre a 15 de Outubro, em Lisboa, com oradores de vários países. O site oficial é www.mitportugal.org.

segunda, 21 setembro 2020 19:34 em Educação

Marcações: Programa MIT Portugal

Imprimir