Investigadora do I3B´s premiada por descoberta que pode ajudar a combater a Alzheimer

A Sociedade Portuguesa de Biofísica atribuiu o Prémio Jovem Biofísico 2021 à investigadora Ana Rita Araújo do Grupo de Investigação 3B’s (I3Bs), da Universidade do Minho, pela descoberta de um composto da cortiça que pode ajudar a combater a Alzheimer, anunciou esta quinta-feira o Instituto nas redes sociais.

"A Ana Rita foi premiada pelo seu artigo «Vescalagin and castalagin reduce the toxicity of amyloid-beta42 oligomers through the remodelling of its secondary structure», incluído no seu doutoramento orientado pelo Professor Rui Reis e Ricardo Pires", lê-se na mesma nota.

Ao grupo Santiago, a investigadora Ana Rita Araújo explica que o intuito do trabalho desenvolvido passou pela "extração de compostos naturais, neste caso a cortiça, e perceber os efeitos deles na perspectiva da doença de Alzheimer". "No fundo consegui provar que estes compostos extraídos da cortiça têm uma capacidade de inibir a formação de placas beta-amilóide, que é encontrada em doentes de Alzheimer. Ao inibir esta organização de peptídeo faz com que seja menos tóxico e que possa provocar, com mais investigação no futuro, na inibição da doença", explica.   

Numa fase inicial da investigação, Ana Rita Araújo salienta que este pode ser o "primeiro passo" para uma descoberta "importante" no combate ao Alzheimer, sendo que ainda não foi testado em modelo animal. "Isso requer outro tipo de trabalho que será no futuro desenvolvido, pois queremos continuar com este projecto. É preciso entender, num nível mais biofísico, como podemos inibir a agregação deste peptídeo, quais são as estratégias que podemos usar e que este compostos são bioactivos nestas condições. Isto faz com que seja uma descoberta relevante para a área", referiu Ana Rita Araújo.

A investigadora do I3B's vai agora apresentar o estudo em meados de Julho no Congresso da Sociedade Portuguesa de Biofísica, que irá decorrer em Coimbra.

sexta, 12 fevereiro 2021 14:59 em Educação

Marcações: Associação Alzheimer Portugal, I3B´s, Alzheimer

Imprimir