Conselheiros de Economia da Comissão Europeia conheceu laboratórios da UMinho

Uma comitiva de Conselheiros de Economia da Comissão Europeia visitou, esta terça-feira, o campus de Azurém da Universidade do Minho, onde ficou a conhecer o projecto de parceria UMinho/Bosch e laboratório de manufatura aditiva, DoneLab.

Trata-se de um evento que surge no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, estando prevista a visita de um grupo de 40 pessoas que integra Conselheiros de Economia e elementos da Comissão Europeia. 

"Visitaram algumas entidades ligadas às áreas de inovação e empreendedorismo. Esta parceria com a Bosh, que vem desde 2012, tem uma grande dimensão e tem vindo a crescer. Estamos numa terceira fase e a planear a quarta fase dessa parceria, desde investimentos, bolseiros ou laboratórios. Este projecto consiste numa parceira entre a empresa, no que toca à capacidade de produção e inovação, e com os grupos académicos da Universidade com o desenvolvimento de novos produtos que a empresa possa utilizar no seu negócio", explicou o presidente da Escola de Engenharia da UMinho, Pedro Arezes.      

No laboratório de manufactura aditiva, DoneLab, a comitiva teve oportunidade de ver máquinas de impressão 3D "inovadoras e com características únicas", segundo Pedro Arezes. "Neste laboratório também viram dispositivos que estão a ser construídos para o carro do futuro, que é autônomo e sem volante, ou mecanismo de inibição do enjoo. A ideia é mostrar no terreno o que está a acontecer e onde estamos a colocar a nossa ciência", apontou o presidente da Escola de Engenharia da UMinho, enaltecendo a "honra" da visita.

Marcações: Escola de Engenharia da UMinho, Conselheiros de Economia da Comissão Europeia

Imprimir Email