Paulo Novais recebe IBM Award of Scientific Excellence

Paulo Novais, da equipa de investigadores da Universidade Politécnica de Valência, Universidade de Alicante e Universidade do Minho (Centro ALGORITMI da Escola de Engenharia da UMinho), recebeu o Prémio IBM de Excelência Científica (1º Prémio) pelo melhor trabalho de demonstração na 19ª Conferência Internacional sobre Aplicações Práticas de Agentes e Sistemas Multiagentes (PAAMS’21) que teve lugar na semana passada na Universidade de Salamanca em Espanha. 

O artigo, dos autores Jaime Andres Rincon, Vicente Julián e Carlos Carrascosa (Universidade Politécnica de Valência) Ângelo Costa (Universidade de Alicante) e Paulo Novais (Centro Algoritmi, Universidade do Minho), intitula-se: “Nego-Bot: Um sistema de negociação homem-robô” e refere-se a uma plataforma composta por um robô de baixo custo e um sistema multi-agente que utiliza algoritmos de aprendizagem profunda, cujo objectivo é estabelecer um processo de negociação e vende persuasivamente artigos, maximizando o seu preço, e com isso o lucro.

Para tal, refere Paulo Novais do Centro ALGORITMI da Escola de Engenharia da UMinho, “concentrámo-nos em desenvolver um processo interactivo capaz de interagir com seres humanos utilizando uma câmara, microfone e altifalante, para estabelecer todos os processos de negociação sem contacto físico. Isto é relevante devido à situação atual da COVID-19 e devido às questões de contacto humano. Os processos de validação com estudantes universitários revelaram um grande interesse e sucesso na negociação de produtos.”

terça, 12 outubro 2021 17:19 em Educação

Marcações: prémio, Paulo Novais

Imprimir