1350 alunos do secundário vão debater no Torneio de Retórica

As escolas secundárias de Guimarães vão participar, de 17 deste mês a 3 de Junho, num Torneio de Retórica. Trata-se de um projecto que nasceu da Escola Secundária Francisco de Holanda e da ASMAV (Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense). Assim, 56 turmas e cerca de 1.350 alunos participam num torneio que tem como objectivo a participação de forma cívica, racional e crítica, na discussão, retórica e argumentação de temas, promovendo-se, assim, o exercício do diálogo e da tolerância, num desenvolvimento e prática da cidadania.

Para Francisco Teixeira, director executivo da ASMAV, este torneio é uma "novidade" em Portugal a nível concelhio. "A nível universitário este modelo ou semelhante ocorre, mas no ensino secundário não ocorria de todo. A ideia que a oralidade, a intervenção cívica e a tomada da palavra na praça pública, que já se praticam em algumas disciplinas, possam ser utilizadas num contexto de competição", apontou.

Na apresentação pública, que decorreu esta segunda-feira e que contou com representantes das escolas secundárias do Concelho, a vereadora da Educação, Adelina Pinto, destacou a importância da "oralidade" para os alunos e a "coragem" de iniciar um novo projecto em pandemia. "Numa altura em que os alunos estiveram confinados, é importante alavancar um projecto que toca nesta oralidade. O segundo ponto que quero destacar é a coragem das escolas que acrescentaram algo novo, quando estamos a iniciar o segundo período e não se sabe bem o que vai acontecer", disse.   

A primeira fase do projecto acontece como um torneio interno em cada escola, sendo que as quatro finais vão decorrer no Teatro Jordão. Já a segunda fase está prevista para Setembro e Outubro e acontecerá também no Teatro Jordão entre as turmas vencedoras das quatro escolas. Apoiado pela Câmara Municipal, o Torneio de Retórica estrutura-se em três componentes: dimensão curricular, científica e pedagógica.

segunda, 10 janeiro 2022 15:53 em Educação

Marcações: ASMAV, Torneio de Retórica, escolas secundárias

Imprimir